Líderes que assumem o estilo de liderança Laissez-Faire ou liderança liberal atuam de forma passiva, dando mais autonomia para os membros da equipe, de tal forma que a maioria das decisões são tomadas por seus subordinados. É pressuposto que líderes com esse perfil analisem o perfil comportamental e técnico de seus subordinados confiando a eles a tomada de decisão, ou seja, após delegar tomam uma posição de se afastar não criando vínculos; não participam ativamente dos processos internos da empresa.
Algumas desvantagens desse tipo de gestão são: grupos mais propensos a erros já que não há direcionamento sobre o que fazer e suporte de como fazer em casos necessários, grupos desmotivados, falta de disseminação da cultura organizacional, por não tomar decisões não se sente responsável quando há problemas por decisões tomadas erroneamente por seus subordinados, esse último caso gera um problema cultural enorme, pois uma vez que o gerente geral não tomava a responsabilidade para si mesmo sabendo que era um erro grave, seus funcionários não sentiam que tinham feito nada “tão grave errado”, transformando esse tipo de situação em recorrente onde quando era feito um feedback ou apontamento sobre como os processos devem ocorrer haviam conflitos enormes, pois o time sobre àquela gestão não aceitava tomar responsabilidade sobre as ações.
Liderança tem sido um tema muito discutido, há no mercado uma gama de produtos e serviços sendo oferecidos, conforme mencionado no artigo de Harvard empresas investem milhões no ano em seu quadro executivo para assegurar uma liderança de sucesso, contudo os resultados estão longes de ser satisfatórios. Há falta de alinhamento entre as expectativas dos executivos e seus funcionários, muitas vezes o executivo investe no funcionário e o funcionário usa essas habilidades adquiridas para conseguir novas oportunidades. Há diversos provedores no mercado, no entanto, devido a alta volatilidade do mercado as ferramentas tradicionais não são suficientes, e é necessário inovar, a PLC tem se mostrado promissora devido suas características: aprendizado personalizado, aprendizado socializados e aprendizado contextualizado.