A palavra ergonomia vem do grego: ergon = trabalho e nomos = legislação, normas. De forma abreviada, a ergonomia pode ser definida como a ciência da configuração de trabalho adaptada ao homem. Como ciência, a ergonomia tem 40 anos, mas seus efeitos são tão antigos quanto o homem, pois ele tem estado desde sempre ocupado, desde a invenção da roda até o moderno computador, em tornar o trabalho mais leve e mais eficiente.A Ergonomia é um aspecto a ser considerado dentro da nossa realidade a partir do momento que intervém diretamente em pontos tais como:
1) elevado índice de acidentes de trabalho.
2) nos problemas associados à doença do trabalho.
3) nas questões responsáveis pela redução da produtividade nos locais de trabalho;
4) Na qualidade de vida no trabalho – QVT.
Pela sua evolução, a ergonomia diversificou-se; ela encontrou aplicação por exemplo, no ambiente do lar, do trânsito e da segurança; em hospitais e escolas bem como no esporte e no lazer.
Ponto de vista sobre a Postura / Ergonomia
O assunto é abrangente e minucioso, devido a riqueza de detalhes e informações que devem ser abrangidas quando falamos de postura e ergonomia, que são assuntos totalmente entrelaçados. Na experiência profissional é possível observar que as pessoas ainda carecem de informações sobre os assuntos postura e ergonomia. Os pais tentam auxílio para seus filhos, mas encontram muitas barreiras nas escolas, e profissionais despreparados no assunto.
O testemunho na atividade de fisioterapeuta de resultados catastróficos em crianças mal orientadas e materiais escolares ergonomicamente ultrapassados, resultam em dores na coluna e outras partes do corpo. Assistidos por profissionais da saúde recebem como tratamento exclusivamente medicamentoso, não tendo o indivíduo o devido encaminhamento para uma melhor avaliação e orientação postural no enfoque preventivo e/ou análise ergonômica de materiais que utiliza em suas atividades.