A macroeconomia observa o papel das empresas, famílias e mercados em que elas atuam. Onde analisa a criação de preços de mercado. Esses preços são formados com base tanto no mercado de bens e serviço quanto no mercado dos serviços de fatores de produção.
Coeteris paribus é o termo em latim que quer dizer tudo o mais constante. Para averiguar um mercado separado dos demais, a análise microeconômica, considera todos os outros mercados constantes. O mercado analisado não prejudica e nem é prejudicado pelos outros. Ao adotar essa hipótese, verifica – se o efeito de variáveis isoladas, sem ter em conta dos efeitos das demais variáveis.
Ela cuida em estabelecer os preços tanto dos bens de serviços, quanto dos fatores de produção. Onde tem ligação com a elaboração de estratégias das empresas, como também a política e planejamento econômico do setor financeiro. Sendo o mercado onde os consumidores e as empresas se relacionam, o seu maior foco de atuação.
O estudo microeconômico se divide em: teoria da demanda (teoria do consumidor e demanda de mercado), teoria da oferta, análise das estruturas de mercado, teoria do equilíbrio geral e do bem-estar e estudo das imperfeições do mercado.
Estudo da macroeconomia
Chamada de demanda ou também de procura é a quantidade de bens ou serviços os consumidores desejam possuir em um certo tempo. Essa demanda representa a vontade de compra e não a compra concreta. As diferenças entre a demanda e a quantidade demandada são: enquanto a demanda resulta da vontade do consumidor em adquirir um produto, a quantidade demandada resulta do preço desse produto. Na demanda, a sua variação é devido a renda, preço tanto dos bens substitutos como dos complementares. Já a quantidade demandada sua variação ocorre por causa do preço.
Função oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que as empresas querem vender por um certo preço em um certo período. A oferta das mercadorias depende de fatores como: preço, fatores climáticos, tecnologia, mão-de-obra, quantidade ofertada, gasto com a produção (taxa de juros, matéria-prima, salário) quando se tem elevação dos preços da matéria-prima e/ou do salário, aumenta o gasto com a produção.
No momento em que aumenta o preço de um bem complementar, a demanda diminui.
Com a diminuição do preço de um substituto, acontece um a elevação no preço e uma diminuição da demanda. Graficamente a curva da demanda se desloca para baixo ou para a esquerda.
Com um bem normal, no momento em que o consumidor tem uma diminuição de sua renda a demanda cai. O gráfico da curva da demanda é deslocado para baixo ou para a esquerda.
Já com relação a um bem inferior, no momento em que o consumidor tem um aumento na sua renda a demanda diminui. Graficamente a curva da demanda se desloca para baixo ou para a esquerda.
No momento em que o custo da mão-de-obra diminui o custo de produção do produto também diminui. Graficamente a curva da oferta se desloca para baixo ou para a direita.
Excedente do consumido significa o quanto o consumidor quer pagar para obter por um certo bem ou serviço menos o quanto o que ele realmente pagou. Já excedente do produtor é o quanto que ele recebeu pela venda de um certo bem ou prestação de algum serviço, menos o custo de produção.