Identificar a opinião dos usuários de transportes públicos coletivos com relação ao nível de satisfação dos serviços prestados b) Detectar através de respostas obtidas no questionário de pesquisa possíveis problemas, com a finalidade de melhorar a qualidade Mensurar os impactos socioeconômicos que os meios de transporte ofertados na cidade do Rio de Janeiro exercem na vida da população usuária d) Comparar as percepções dos respondentes em relação a diferentes meios de transporte/locomoção urbana.
Avaliação da qualidade
De acordo com Ferraz e Torres existem 12 principais pontos que devem ser considerados para a avaliação da qualidade, conforme sintetizados no quadro a seguir:
1 Segurança (a segurança sentida pelo usuário no transporte)
2 Lotação (quão cheio estão os veículos)
3 Acessibilidade (facilidade de se chegar o ponto de embarque)
4 Tempo de viagem (o tempo levado para se locomover do ponto inicial ao final)
5 Características dos locais de parada (bancos no ponto, cobertura, sinalização)
6 Confiabilidade (confiança de que se chegará ao destino correto)
7 Freqüência de atendimento (tempo entre cada ônibus da linha)
8 Características dos veículos (conservação e modernidade)
9 Estado das vias (o estado das vias públicas por onde passa o ônibus)
10 Conectividade (facilidade de deslocamento entre 2 pontos quaisquer)
11 Sistema de informação (horários da linha, itinerário)
12 Comportamento dos operadores (forma como o operador se dirige ao usuário
Métodos de coleta de informações
A partir do enfoque da pesquisa qualitativa e quantitativa pretende-se analisar as dificuldades, sentimentos, emoções e satisfação da população do estado do Rio de Janeiro.
Conforme Oliver (2001 apud Santos, 2012, p.15) pesquisa quantitativa significa quantificar opiniões, coleta de informações utilizando-se de técnicas estatísticas das mais simples a mais complexas.
Inicialmente, é necessário obter opiniões do público-alvo para tanto, esta coleta ocorrerá através de um levantamento com a técnica de pesquisa executada em forma de questionário on line desenvolvido no Formulários Google contendo questões abertas e de múltipla escolha a ser disseminado pelas redes sociais WhatsApp, e-mail e Instagram. as escalas likert de concordância elaborado com informação sociodemográfica dos usuários e com indicadores para avaliar a percepção dos usuários respondentes, com o objetivo de coletar informações sobre as preferencias, opiniões e escolhas do público-alvo, respostas objetivas e ao mesmo tempo sistemática. A princípio não delimitaremos o número de participantes, tudo vai depender da qualidade de respostas, a pesquisa será realizada no período de 96 horas nos dias 18,19,20 e 21 de abril.
Problemas eventuais com os participantes
Por se tratar de um questionário online, pode ser respondido em qualquer lugar e horário o que ao mesmo tempo facilita a execução e compartilhamento pode vir a ser um problema tendo em vista que quando realizada no trabalho ou nas universidades pode acontecer interrupções, dispersões, de uma maneira direta ou indireta leva aos participantes a perder o interesse o que pode vir a acarretar na desistência da pesquisa, a preocupação com tempo gasto é outro fator preocupante pois, aguçam a ansiedade precipitando assim a interrupção do instrumento elaborado para recolher informações necessárias para pesquisa.