A Turquia foi derrotada pelos Egípcios, o que fez com que a Rússia apoiasse a Turquia, tendo como moeda de troca o apoio da Turquia para combater a influência francesa e inglesa no Império Otomano. Os britânicos foram um grande apoio da Turquia no Congresso de Berlim e na Guerra da Crimeia. Em 1856 é assinado o Tratado de Paris que bloqueia os intuitos do Império Otomano e obriga-o a incluir no Concerto Europeu, assim todas a s potências europeias zelavam pela integridade do Império e retiravam esse poder da Rússia. Os Britânicos zelavam pela continuidade do Império Otomano para conseguir bloquear a Rússia no acesso ao Mediterrâneo. Com o passar dos anos o Império Otomano passava por grandes dificuldades financeiras, dificuldades de modernização e estruturais, contraindo empréstimos à França e Grã-Bretanha. A Rússia começou a interessar- se pela parte do Oriente, o que fez com que as grandes potências.
ESTRUTURA POLÍTICA
A República da Turquia nasceu a 29 de outubro de 1923. Na República da Turquia o Chefe de Estado é o Presidente da República, a soberania é exercida através do Primeiro Ministro, do Concelho de Estado e de um Parlamento. O Primeiro Ministro é representado em cada província por um Governador Civil, num total de oitenta e um. O parlamento é composto por quinhentos e cinquenta deputados, eleitos de cinco em cinco anos, com poderes legislativos.
ESTRUTURA ECONÓMICA
A economia turca tem uma enorme potencialidade associada a uma assimetria na desigualdade de distribuição de rendimentos o que provoca uma fraqueza na sua economia. Possui bastantes recursos naturais, como cobre, petróleo gás-natural, mão de obra jovem e qualificada. Desde o Acordo Aduaneiro em 1995 que o comércio turco com o europeu cresceu mais de 100%, as exportações aumentaram 138% e as importações 80%. A populução ativa tem uma percentagem de 32,8% no setor agrícola, 43,3% nos serviços e 23,9% na indústria. As pequenas e médias empresas envolvem 60% do emprego. A indústria têxtil, agroalimentar, construção, automóvel mineira, petrolífera, aço e madeiras são predominantes. O Pib per capita encontra-se nos 6,236€, a inflação atinge valores muito altos d 15,06% em 2018. A Turquia ainda é considerada um país em desenvolvimento, tem um longo caminho a percorrer economicamente.