Quatro fatores influenciam a elasticidade-preço da demanda que são: Disponibilidade de bens de consumo: a medida em que o produto é mais substituto, a demanda vai ser mais elástica, ou seja, quando aumenta o preço de determinado produto, o consumidor pode escolher outro produto que o substitua e assim foge de comprar esse produto mais caro; Essencialidade do bem: a medida em que o bem for essencial, a sua procura vai ser mais inelástica; Importância relativa do bem no orçamento do consumidor: pode ser chamado também de peso do bem no orçamento, é a proporção entre o gasto total do consumidor e o quanto ele gasta em um bem; Se o peso no orçamento for maior, a elasticidade-preço da procura também será maior. Horizonte de tempo: um espaço maior de tempo possibilita que consumidores de um certo produto encontre formas de substitui-lo.
O sal é um bem essencial, e quanto mais um bem é essencial, a demanda será mais inelástica. Pelo fato de o sal não ter outro produto que o substitua, o consumidor não tem outras opções de compra para substitui-lo, então ele irá continuar comprando o sal mesmo com a elevação do seu preço e se caso o preço baixar o consumidor continuará comprando a mesma quantidade de sal
Pelo fato de a demanda ser reduzida proporcionalmente menos do que a elevação dos preços. Onde a receita total, que é o preço x quantidade vendida, ela aumenta e o aumento desse preço compensa por ter uma queda da quantidade que foi vendida.