A distribuição da população por todo o território não é homogénea, existindo Estados com valores que rondam os 100 milhões de habitantes enquanto outros não chegam a um milhão , o que tem repercussões económicas, sociais e geopolíticas.
Alguns dos grandes problemas existentes na Índia estão, de facto, relacionados com as diferenças existentes na população. Primeiramente, este país é palco de uma grande diversidade de povos com características físicas, culturais e religiosas bastante distintas. Sendo a religião um tema deveras controverso, mas que é uma base bastante importante nas relações sociais e culturais, pode dar origem a diversos conflitos entre os povos (os permanentes conflitos entre o povo hindu e muçulmano refletem este problema).
Além da diversidade de cultura e religião, outro grave problema reside no sistema de castas. Este sistema é um modelo de estratificação da sociedade em classes superiores e inferiores, de acordo com o nascimento do indivíduo em determinada família. Embora já não esteja constante na Constituição e nas cidades já não seja tão praticado, devido à educação e ao convívio entre culturas, em muitas zonas rurais ainda se encontra bastante enraizado, estabelecendo profundas desigualdades. Em algumas zonas, as castas mais baixas são completamente marginalizadas e vivem com muito más condições, não tendo os mesmos direitos que as castas superiores. Castas diferentes não se podem casar e, em situações mais