O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) reúne a trajetória acadêmica de Jose Roberto Nascimento da Silva, aluno do Curso Licenciatura em Pedagogia do (IFAM) Campos Lábrea, entre os anos de 2017 a 2021. Nele se reúne a Monografia intitulada, que tem como tema “A educação do Campo e os desafios do trabalho em salas de aulas multisseriadas, nos anos iniciais, na Escola Municipal São Francisco no Ramal do Tauaruhã no município de Lábrea-AM.”, uma realidade da educação do campo, tem como propósito apresentar um olhar sobre as práticas educativas construídas nos anos iniciais das series 4º e 5º ano na Escola Municipal São Francisco do Ramal do Tauaruhã no Município de Labrea-Am.
Trazendo ao público as dificuldades dos docentes e também dos discentes no processo de ensino-aprendizagem multisseriado. Relatando experiências vivenciadas durante pesquisa in loco e apresentando possíveis soluções em algumas situações. O percurso metodológico está fundamentado na pesquisa de campo e na pesquisa bibliográfica, visto que, há uma necessidade urgente de apresentarmos uma educação com qualidade, mais infelizmente não nos oferecem os suportes necessários para que haja o tão almejado pilar educacional. O referido trabalho enfatizará possíveis soluções para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, em turmas multisseriadas, destacando momentos pedagógicos de visita in loco feita pelo pesquisador na qual pôde embasar sua pesquisa.
Diante a pesquisa “viu-se” as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, onde destacamos o difícil acesso de ida e vinda até a escola, sendo feito de canoa ou pela estrada de barro, pois no período chuvoso o sofrimento de professores e alunos é constante pondo em risco suas vidas, pois são aproximadamente cinco quilômetros desse percurso de lama quando chove. Ao exposto, faz se necessário uma análise sobre nossas práticas pedagógicas, assim como devemos questionar todos os envolvidos direta e indiretamente nessa realidade. Visto que os resultados da pesquisa apontam para uma situação de descaso em relação ao processo educacional voltado para educação multisseriada, cabe a todos os envolvidos neste processo andar de mãos dados para mudar o contexto educacional multisseriado.