A alimentação é uma ação primordial na vida das pessoas não apenas por motivos biológicos. Mas, por que essa ação é rodeada por questões políticas, culturais, sociais e econômicas. O processo de globalização gerou mudanças na alimentação e na sociedade para conseguir responder às novas demandas do mercado.
A especialização e mecanização para a plantação e produção de alimentos causam grandes prejuízos ao ambiente.Uso de fontes não renováveis,fertilizantes, agrotóxicos,praguicidas cooperam para o desgaste do solo,contaminação do ar e redução dos recursos hídricos.Os sistemas agrícolas subsidiam a manufatura de insumos para tratamento,em que a utilização da terra é principalmente direcionada para as indústrias,impedindo o cultivo de variados alimentos.
Em algumas áreas é comentado o aumento do valor ou a indisponibilidade de alimentos como: frutas, legumes, carnes;esse fato pode ser explicado pela insuficiência de terras,de matéria prima, logística de transporte;em contrapartida, os produtos processados que são subsidiados pela indústria estão presente em maior quantidade.Tais fatos,acabam resultando no maior consumo de processados, rotina alimentar sem variedades e alimentos sem valor nutritivo.
Como é realizado o processamento de alimentos?
O tratamento dos alimentos é efetuado para ampliar sua vida de prateleira e oferta constante.Contudo,esses produtos alimentícios são preparados com aditivos,conservantes,com elevado valor calórico, baixo custo e aliados ao plano de marketing para favorecimento do seu consumo. Esses produtos,estão mais presentes na dieta havendo uma diversidade de alimentos obesogênicos para população.
Nos países em desenvolvimento ou desenvolvidos esse processo tem acarretado uma mudança no consumo alimentar; com a substituição da alimentação tradicional, tem se baseado principalmente nos ultraprocessados que possuem grande quantidade de sal, açúcar, gordura e grande aporte calórico. Esse processo é entendido como transição nutricional, caracterizada por alterações nos padrões dietéticos e nutricionais resultando ,também, na mudança do perfil epidemiológico dessa população.
Com a crescente atuação do mercado no comportamento humano os sistemas alimentares foram alterados para o abastecimento de alimentos em grande escala, recebendo interferência do mercado Internacional, o qual em sua maior parte produz alimentos ultraprocessados. O sistema alimentar é compreendido pelo movimento entre o alimento e as etapas que envolvem desde o cultivo, processamento, transporte, abastecimento. É necessário compreender que o ambiente alimentar é uma parte do sistema alimentar.
Os ambientes alimentares são espaços dinâmicos onde a população acessa e adquire os alimentos, vale lembrar que o mercado exerce influência ativa sobre o que é ou não consumido. Nesses locais, há a interferência de oferta em demasiado de alimentos processados e ultraprocessados em detrimento da in natura. Essa mesma disposição tem se agregado na população brasileira que tem cada vez mais subtraído da sua dieta a presença de alimentos in natura; além da baixa qualidade nutricional dos alimentos que passam por diversas etapas de processamentos nas indústrias essa mudança tem sido relacionada com desfechos prejudiciais à saúde.