Quando se fala sobre cirurgia estética ela está diretamente ligada ao bem-estar, autoestima e satisfação pessoal de cada indivíduo, proporcionando-lhe assim uma melhor qualidade de vida.
Atualmente uma das cirurgias mais realizadas é a cirurgia de abdominoplastia, que é a retirada da gordura localizada no abdômen e flacidez da pele na região umbilical e também estrias situadas ao redor dos pelos pubianos. Por isso é importante que o profissional conheça a anatomia e fisiologia do corpo humano, e das técnicas a serem aplicadas, podendo assim atuar nos casos como situações pós-operatória, tendo muito mais confiança e dedicação durante o tratamento.
A fisioterapia atua no pós-operatório da abdominoplastia com a preparação da pele e sua hidratação através do uso de cosméticos, e associado a técnicas de drenagem linfática manual, ativando a circulação sanguínea e linfática nos tecidos, sendo assim, favorece trocas metabólicas. As diversas manobras de Drenagem Linfática manual são realizadas em todos os segmentos do corpo, sendo que cada manobra é realizada no mesmo local de cinco a sete vezes. Porém alguns autores recomendam realizar a drenagem linfática manual, pelo segmento proximal, processo de evacuação, obtendo assim um esvaziamento prévio das vias pelas quais a linfa terá que fluir.
Drenagem linfática manual
No processo cirúrgico é comum o corte do tecido, gerando rompimento das células e vasos sanguíneos e acumulo dos líquidos no local, quando isso acontece é recomendado à drenagem Linfática Manual para auxiliar na recuperação e nos resultados. Por isto é muito importante que o profissional da fisioterapia esteja bem informado em relação ao quadro clinico do seu paciente para atuar nos casos pós-cirúrgicos da abdominoplastia, aplicando as técnicas adequadas de acordo com a situação de cada paciente.
A drenagem linfática manual é um método que retira o líquido acumulado de determinadas regiões do corpo, que resulta numa melhor oxigenação local e de sua circulação, acelerando o processo de cicatrização, aumentando sua capacidade de absorção de hematomas e equimoses, melhorando o retorno da sensibilidade.
Os recursos da dermato funcional, na fisioterapia é um aliado no pós-operatório de cirurgia plástica da abdominoplastia, atuando na reparação dos tecidos e estimulando respostas adaptativas do organismo conduzindo a sua cicatrização. Portanto a técnica de drenagem linfática manual promove a redução do edema e do quadro álgico prevenindo aderências, hematomas, seromas e fibroses exercendo um papel fundamental no resultado final da cirurgia.