O estágio escolhido tem como objetivo a avaliação psicológica e/ou atendimento de interconsulta na UBS AIS Vila Maria por meio da Psicoterapia Breve, com supervisão e intervenção on-line devido à pandemia do COVID-19, onde se apresenta uma demanda familiar ou escolar e se inicia um processo terapêutico que, a partir de uma queixa, buscamos avaliar o desenvolvimento do paciente, e com base nos dados obtidos, desenvolvemos uma análise e elaboramos uma intervenção, a fim de promover saúde, qualidade de vida e acolhimento terapêutico para esses sujeitos.
Em relação ao sujeito e as queixas demandadas, segundo Cunha e Benetti, pudemos perceber que cada idade possui uma questão conflituosa com determinados tópicos. Foi possível perceber também, que o público alvo infantil que clínicas-escola atraem são crianças entre 5 a 9 anos de idade com algum problema escolar, familiar ou de relacionamentos. Além de identificar isso no artigo referenciado, pudemos perceber o mesmo nos pacientes da Unidade Vila Maria. Os pacientes são comumente encaminhados da escola devido ao seu comportamento, ou por preocupações dos pais por suas atitudes.
A prática da psicologia na clínica evidencia a escuta ativa, em que o psicólogo busca entender a subjetividade do orador em sua fala. Com isso, o papel do psicólogo é fazer uma escuta sensível, com caráter acolhedor, empática e livre de sua individualidade. Segundo Trivellato, Carvalho e Vectore(2013), a escuta direcionada ao público infantil deve buscar compreender que essa subjetividade se encontra presente em suas atividades e brincadeiras, e por mais que muitas vezes não perceptíveis, as crianças expressam o que elas estão sentindo no brincar.