Essas comunidades dispõem de coroas de areia afloradas e praias com pouca balneabilidade, estando próximas geográfica e culturalmente ao Recôncavo Sul, conhecido como “mandioqueiro” e de subsistência, de quem adquiriram e transformaram aspectos culturais fronteiriços, ajudando a compor uma unidade regional multifacetada.
Segundo dados do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – 2014 (PDDU) do município de Vera Cruz, o relevo de Matarandiba se constitui da seguinte forma: amorreados baixos, colinosos e planície de maré e manguezais.
Os amorreados baixos compõem a maior parte da ilha e constituem áreas mais íngremes, encostas descontínuas com setores de declive, solos profundos e drenados com baixa reserva de nutrientes; o relevo colinoso circunda os terrenos amorreados, e possui baixa reserva nutritiva, sendo moderadamente ácidos, suscetíveis à erosão, localizados na parte norte e leste; e por último, a planície de maré e manguezais localizados em áreas planas na faixa de oscilação das marés e do encontro de águas doces e salgadas consideradas áreas de proteção permanente que favorecem a mariscagem e pesca artesanal.
Situada na região sul de Vera Cruz, entre o continente e a Ilha, tendo como limites a Ilha da Cal ao norte,
Cações a oeste, Mutá a leste (localidades pertencentes ao município de Jaguaripe) e Jiribatuba ao sul, mantendo-se distante da sede administrativa do município e situada a apenas um quilômetro da Ponte do Funil, local que dá acesso ao mar aberto e conecta a Ilha de Itaparica ao Recôncavo Baiano pela cidade de Nazaré, compondo a área do o último trecho navegável do Rio Jaguaripe. Machado (2014, p.1) explica que “a formação concomitante destas localidades e seus aspectos históricos análogos trouxeram como resultado uma aproximação tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista cultural”.
A região é conhecida por sua forte retenção de traços culturais, preservando tradições afro-brasileiras. Possui grande importância na formação política, social e econômica do Estado da Bahia, revelando-se diante de sua complexidade e diversidade sociocultural, histórica e estética representadas no estilo musical, nas vestimentas, na culinária e na organização das expressões como a capoeira de angola, o candomblé e o samba de roda, que agregam a si um conjunto de expressões através das quais entoam diversos estilos de música, poesia, formas de dançar e tocar, numa diversidade de cantos, instrumentos e maneiras de sambar.