Ensinar de maneira reflexiva resulta na formação de educadores que se avaliam continuamente e reveem suas práticas de maneira oportuna, tornam-se mais abertos a novas tendências, são mais objetivos e eficientes. O educador reflexivo tem uma postura que denota sua identidade, pois está continuamente ponderando suas ações fundamentadas em escolhas que envolvem o meio coletivo e profissional, seus resultados têm maior assertividade.
Não só os procedimentos referentes às atividades em sala de aula são ponderadas pelo educador reflexivo, este passa a ter a capacidade de estruturar intervenções político-pedagógicas baseadas em sua percepção do coletivo e de sociedade, sabendo que tem o poder de interferir pontual e positivamente em todos os setores da instituição de ensino.
Engana-se quem pensa que apenas sujeitos podem ser reflexivos, instituições diversas, como as de ensino, podem e devem recorrer a este recurso de aprimoramento de processos.
Conforme cita Alarcão (2001, p.15), uma instituição de ensino reflexiva “é uma escola que gera conhecimento sobre si própria como a escola específica e, desse modo, contribui para o conhecimento sobre a instituição chamada escola”. Assim sendo, uma escola reflexiva é uma organização que também aprende e qualifica a todos, do educando ao educador e de todos os envolvidos nos processos gerenciais e de sustento da instituição.
Os processos reflexivos de um educador ou de uma escola são firmados a partir de determinadas condições presentes no ambiente e nas relações interpessoais. Fatores como atividades colaborativas e ações coletivas alteram o contexto presente e apresentam novas imagens aos observadores. Isto posto, os processos reflexivos são formas de arrogar responsabilidades, apontando resultados racionais e lógicos, não apenas meros procedimentos automáticos.
A temporalidade das ações internas são afetadas pela prática reflexiva. Devemos ter a ciência da necessidade de corrigir erros e reconhecer acertos para nosso próprio crescimento. Nossa memória é uma excelente fonte de conhecimento pelas experiências vividas e deve ser constantemente exercitada, ato que enaltece a auto avaliação como método de regulação, previsão e preparação do que está por vir.