Neste contexto, a CAPES passou a regular cursos de licenciatura para professores não graduados, segunda licenciatura para educadores que atuam em alguma área diferente da sua e formação pedagógica para a adequação curricular dos professores de educação básica. Anteriormente, a atribuição da CAPES estava ligada apenas a cursos de pós-graduação, mas por ocasião do referido Decreto, dobrou seu orçamento para encarregar-se da formação básica por meio das atualizações ora elencadas e que demonstraram possuir enorme assertividade.
Acerca da formação deficiente de educadores, há de se considerar que as causas não estão ligadas apenas a motivos internos dos futuros professores enquanto alunos de licenciatura, muitas vezes oriundos de um Ensino Fundamental e Médio altamente insatisfatórios, mas acabam se deparando com professores mal preparados nas instituições de ensino, tomando como exemplo práticas pedagógicas ruins e ineficazes. Destarte, Valente e Moran admitem que as Instituições de Ensino Superiores precisam aumentar a dedicação no que tange aos cursos de licenciatura, criando interações entre os cursos e lançando modelos pedagógicos inovadores. Uma das formas de aprimorar a formação do educador é investindo em estágios e vivência da práxis em sala de aula, afirma Tedeschi. Desta forma, sendo assistido por professores e pares, pode corrigir suas condutas e partir para a docência com um melhor preparo e experiência in loco.
Formação profissional
Todo este processo somado à baixa progressão na carreira, falta de identidade ou vocação com a profissão, pouco reconhecimento social, salários incompatíveis diante de tantas exigências e atividades muitas vezes complexas, têm diminuído o interesse de pessoas que queiram ingressar na atividade docente, considerando ainda que semelhante labor ultrapassa as salas de aula e os muros das instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Existem características marcantes encontradas em pessoas interessadas em ingressar em cursos de licenciatura visando a docência, segundo Gatti et Al (201), dentre elas estão a proporção inversa do grau de instrução dos pais e o tipo de escola onde fizeram o ensino fundamental e médio.
Isto posto, a desmotivação latente de educadores desde sua formação tem montado um cenário cada vez mais complexo, exigindo a utilização de recursos públicos e a compilação de programas que abarquem soluções a longo prazo. Diante desta realidade, surgem os cursos de formação continuada que, em sua essência, não servem apenas para aprofundar saberes, mas para preencher as ditas lacunas procedimentais oriundas da formação docente.