Não é preciso ser um pesquisador ou estudioso para notar que a música possui influência sob nosso corpo e mente, elevando nosso humor e tornando alguns momentos mais felizes. Se prestarmos atenção em nosso dia-dia, observaremos a grande influencia que a musica exerce sobre nossas vidas, seja em casa, no escritório, no carro ou até nas atividades de lazer e muitos outros lugares. Portanto, não é precipitado pensar que por mera coincidência a música também esteja presente em grande parte dos ambientes onde pessoas realizam exercícios físicos. Segundo Platão, “na maioria das vezes, a música aumenta nosso bem-estar, capacita-nos a relaxar, estimula o pensamento e a reflexão, proporciona consolo e nos acalma, ou nos torna mais energizados, nos leva a sair do lugar e ir à luta”.
A combinação de música e exercício ocasiona em diversos impactos positivos que trazem uma maior sensação de satisfação e bem estar, influenciando diretamente na melhora da performance do indivíduo. Além disso, a atividade física associada à música poderia reforçar a sensação de relaxamento, “desligamento” ou o estado de “fluxo ou fluência”. Estado onde o sujeito está intrinsecamente motivado e totalmente envolvido na atividade. Até mesmo no esporte, seja em qual modalidade for, este estímulo sonoro possui a capacidade de desencadear reações benéficas no organismo, proporcionando assim, melhores resultados e desempenhos. Para tanto, durante períodos de pré-competição a música é utilizada como ferramenta para a regulação do estado emocional de atletas.
Com vista na influência porporcionada pela música, vários autores dedicaram-se a buscar evidências científicas neste campo de conhecimento. Ao longo dos anos, foram realizados vários estudos científicos de diferentes modalidades que aprovam perante certas condições o impacto positivo exercido pela música sob o organismo, seus efeitos sobre corpo e mente. Partindo desta perspectiva, o presente estudo objetiva por meio de uma revisão de literatura buscar as informações mais relevantes e atualizadas acerca do tema e simultaneamente analisar as consequências provocadas pelo ato de se exercitar na presença dos diferentes gêneros musicais.