A Política Nacional de Educação
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva define como público-alvo da Educação Especial os alunos com surdez, deficiência intelectual, deficiência física, cegueira, surdo cegueira, transtornos globais no desenvolvimento e superlotação/altas habilidades. Tem como objetivo, assegurar a inclusão escolar desses alunos, garantindo o acesso ao ensino regular, oferecendo AEE (Atendimento Educacional Especializado), promovendo a acessibilidade, estimulando a participação da família e comunidade e promovendo a implementação das políticas públicas educacionais.No município, esta política tem se materializado através das ações da Secretaria Municipal de Educação, no sentido de promover o acesso ao ensino regular, e da implantação das salas de Recursos Multifuncionais destinadas ao Atendimento Educacional Especializado em várias escolas do município. Com relação à acessibilidade a secretaria tem feito às adequações arquitetônicas necessárias nas escolas, construindo dentre outras medidas de acessibilidade as rampas.
A Educação Especial perpassará todos os níveis e modalidades da Educação, nas escolas ela deverá atuar por meio da identificação de necessidades e elaboração de um plano de atendimento específico ao aluno, produção e aquisição de materiais.
Discorre ainda sobre os conteúdos, a atuação do professor de Atendimento Educacional Especializado.
Avaliamos de forma qualitativa a atuação do Município, embora ainda encontre dificuldades na efetivação de todas as ações propostas pela Política de Educação Especial de 2008, têm desenvolvidos dentro das possibilidades encontradas, possibilitando o acesso dos alunos com deficiência às salas regulares, bem como às salas de AEE.Estamos sempre buscando mais conhecimentos para aperfeiçoar nossa prática e desenvolver integralmente o aluno promovendo a superação das dificuldades, bem como a ampliação das possibilidades por ele apresentadas. O presente trabalho buscou estudar o caso de um aluno da educação especial, visando a elaboração de um plano de atendimento a ser desenvolvido na sala de recursos multifuncional, onde o atendimento educacional especializado e realizado duas vezes por semana com duração de cinquenta e cinco minutos cada, com objetivos e atividades sistematizados no plano a partir da análise e estudo do caso do aluno que apresenta deficiências múltiplas.
O trabalho encontra-se subdividido da seguinte forma: Proposição do Caso, Análise e Clarificação do Problema, Fundamentação Teórica, Metodologia, Plano de Atendimento e Considerações Finais.