1. Entrega do imóvel
Quando vamos sair de um imóvel alugado precisamos tomar alguns cuidados. Entre eles, ficar atento às cláusulas do contrato, atentar ao período (evite pagar multa), entregar o imóvel conforme recebeu e já ter pago a conta de luz, água e, se for em apartamento, o condomínio. É muito importante que ao entregar a chaves, tire foto de todos os cômodos e antes de ir para nova residência também.
Para devolver a chave, é preciso já tenha feito a mudança, pintado o imóvel, a empresa de energia ter feito o desligamento da luz e ter realizado a limpeza.
2. Antes da mudança
Um mês antes, comece a planejar. Pesquise o valor das transportadoras, defina uma data para o desligamento da energia elétrica e também para realizar a mudança. É importante que acerte todos os detalhes com a sua imobiliária ou com o antigo proprietário da residência, além de trocar o endereço das suas contas e correspondências para o seu novo lar.
3. Já está com a chave da sua nova residência?
Aproveite para visitar e observar cada detalhe e planejar onde vão ficar seus móveis. Não esqueça de medir cada espaço para não haver surpresa depois. Se precisar fazer alguma manutenção ou até mesmo decorar um espaço, o ideal é que você faça antes da mudança.
Depois de todos os detalhes acertados, chegou o momento de embalar os seus pertences. Para isso, você precisa ter em mãos caixas de papelão, fita adesiva larga, plástico bolha e jornal para embalar aquelas peças que podem quebrar. Na hora de embalar os utensílios, aproveite para descartar aquilo que não usa mais.
O bom é você ir embalando peça por peça, identificando nas caixas cada um dos utensílios (ex: pratos e copos – frágil; roupas de inverno da Maria […]). Isso vai facilitar na hora de desfazer a mudança, além de deixar esse momento mais tranquilo, fácil e ágil. Convide seus amigos e familiares para ajudarem; além de tornar esse processo mais rápido, fica mais divertido quando temos ao nosso lado pessoas que amamos.
Atenção: Objetos de valores e documentos devem ser transportados em uma bolsa ou caixa que fique aos cuidados do dono; os itens que considerar serem essenciais deixe à mão. Material de limpeza, kit de higiene (escova de dente, creme dental, enxaguante, etc.) e duas peças de roupas (para sair e também para fazer a mudança) devem ir com você, ficando mais fácil em caso de um emergência se precisar sair ou até mesmo limpar algo que tenha sujado.
4. Pós-mudança
Chegou a hora de desempacotar sua mudança! Comece por um dos quartos e assim, sucessivamente, (cômodo por cômodo), facilitando o processo. Na cozinha você deve ter mais cuidado! Conforme vai tirando os utensílios das caixas, deve lavá-los antes de guardar nos armários. Sempre é bom antes de guardar qualquer coisa passar uma flanela com álcool.
5. Finanças em dia
Fique atento às suas finanças! Comprar ou alugar um imóvel é um sonho de todas as pessoas, mas não esqueça que existem também outros. Por esse motivo coloque em uma planilha cada conta e em outra seus objetivos. Busque economizar ao máximo e a investir seu dinheiro, evitando dor de cabeça no final da mudança.