Este modelo de educação, se refere a uma iniciativa de valorizar além do campo as pessoas que por lá vivem, principalmente as crianças que frequentam a escola assim como também suas famílias.
Apostando em uma educação para a criança que está inserida neste contexto utilizando de sua realidade para também aprender em sala de aula, uma vez que o educando estando em seu período em casa, o mesmo está realizando ou observando seus familiares nos seus afazeres rotineiros que a vida no campo exige, como cuidar dos animais e trabalhar e explorar a terra, desta maneira a criança também está aprendendo. Então a educação do campo vem com o intuito de aproveitar este conhecimento prévio desta criança e utiliza-lo em sala de aula.
É preciso deixar de lado o mito de que o campo é um lugar de atrasos, de pessoas inferiores que não possuem formação, que não desfrutam de uma educação de qualidade e capacitada. É necessário a substituição deste pensamento pelo pensamento de que o campo é um lugar de muitos aprendizados assim como como qualquer outro lugar, um lugar de cultivo também de alunos/educandos que estão aprendendo com suas famílias além do trabalho do dia-a-dia, coisas de suma importância que serão levadas pela vida a fora e passadas paras as próximas gerações
Não podemos deixar de citar que nossas crianças são o futuro do local onde vivemos, portanto precisamos de crianças que aprendam a trabalhar também a terra, para que possam em um futuro criar inovações em cima do que aprenderam, uma vez que é com o que de simples que é aprendido que podemos ir aperfeiçoando o conhecimento e tendo novas ideias para a melhoria das nossas praticas.
Em outras palavras devemos nos lembrar que é a criança que hoje mora no campo, que esta aprendo o trabalho de seu pai, e indo para a escola, que amanhã estará dentro de uma universidade e mais tarde se formando um agrônomo, veterinário, etc, que poderá criar muitas inovações em sua área para a facilidade do trabalho no campo.
Com esta visão é que foi aperfeiçoada a educação rural, que ainda possuía visões mistificadas sobre a imagem do campo, considerando-o um local de atraso, essa visão “preconceituosa” foi modificada e transformada em uma visão de valorização ao que o campo realmente é.