Os Miseráveis narra a história de vários personagens, dentre eles, Jean Valjean, um homem que foi condenado a trabalhados forçados por roubar um pão para saciar a fome de sua família. Durante dezenove anos ele fica preso e ao ser libertado, traz consigo a marca de ser ex-condenado, pois viveria em condicional para o resto de sua vida e assim, encontra uma sociedade que lhe fecha as portas, tornando sua vida ainda mais difícil. Ao contrário dos demais, o bispo de Digne lhe estende a mão e o aceita em sua residência.
Durante a estadia na casa do bispo ele comete dois delitos, o que poderia levá-lo de volta a prisão, no entanto, ao ser abordado pelos policiais que o localiza com os objetos furtados, o bispo encontra uma maneira de livrá-lo daquela situação. Diante de tanta generosidade, Jean Valjean se sente tocado por tanta bondade e dali em diante se tornaria um novo homem.No decorrer da narrativa vamos conhecer Fantine, uma jovem que teve uma filha e foi abandonada pelo namorado. Para conseguir trabalhar na fábrica do Sr.Madeleine (nova identidade de Jean Valjean), ela teve que deixar sua filha Cosette aos cuidados do casal Thénardier .
Para isso era necessário que Fantine enviasse certa quantia, entretanto, o casal a explorava pedindo que ela enviasse sempre mais dinheiro.Cosette, assim como sua mãe era explorada pelo casal, eles obrigavam a menina a trabalhar o dia inteiro. Isso acontecerá até seus oito anos de idade, quando os caminhos de Cosette e Jean Valjean se encontrarão.
Com o passar dos anos e após vários acontecimentos, outros personagens como Javert, o policial que irá perseguir Jean Valjean por toda sua vida, o menino Gavroche, Éponine e Marius Pontmercy terão suas histórias entrelaçadas.Através dessa obra, Victor Hugo faz uma crítica social, política econômica vivenciada pela sociedade francesa do século XIX. A narrativa descreve ainda vários acontecimentos históricos como a Batalha de Waterloo e os vários motins realizados por estudantes republicanos que tentavam derrubar o regime do rei Luís Filipe I, fato que resultou na morte de vários estudantes.
Por se tratar de uma adaptação, a linguagem é simples e de fácil compreensão, o que possibilita a leitura por pessoas de todas as idades. Ainda não tive a oportunidade de ler a versão original, o que espero conseguir algum dia.
Como sugere o título, o livro traz experiências muito tristes da vida de cada personagem, fatos que nos levam a refletir, sobre a vida e a condição humana.