No livro Utopia de 1516, o filósofo Thomas Moruns propõe uma sociedade ideal e perfeita. Nela pontua-se a ausência de conflitos e de adversidades, o que vem desde então inspirando as civilizações ocidentais. Contudo A Relação Entre Tecnologia E Saúde tem feito o Brasil se afastar desse lugar utópico. Nesse prisma é importante analisar os aspectos políticos e sociais que envolvem essa questão no país.
Em primeira análise, a tecnologia e saúde são ferramentas de grande importância pra vida do ser humano. Elas são essenciais para a manutenção e o andar da vida de cada um, pois sem a tecnologia não tem como o ser humano desenvolver o que ele quer e sem a sua saúde é impossível a sua existência. O ser humano na nossa sociedade atual depende da tecnologia, pois sem ela é impossível desenvolver o que é proposto, causando assim dependência, mas ao mesmo tempo o que causa dependência causa também vício. Pois tudo aquilo que você depende excessivamente pode causar vicio, seja ele material ou não material. Portanto, a tecnologia pode se tornar um vicio na vida do ser humano mas também pode levar para o desenvolvimento e descobertas de várias pesquisas.
Em segunda análise, a saúde é um fator primordial para o desenvolvimento e também sobrevivência do ser humano, pois sem ela não tem como o indivíduo sobreviver e muito menos desenvolver o que ele foi gerado. Portanto, a relação entre saúde e tecnologia é de dependência, pois a humanidade precisa delas para poder ter a sua manutenção e também o equilíbrio do que ela nasceu para ser gerado. Enfim, esse aspecto de dependência é de grande importância para a humanidade, como também para a sua sobrevivência. Pode se dizer que o seu uso constantemente pode gerar vício, mas nem toda pessoa pode ser viciado em algo, depende muito de como ela a usa. A saúde e a tecnologia andam lado a lado, e servem de suporte e dependência para nós, os seres humanos.