Сurso de mestrado

O nono capítulo, Formação continuada do professor na perspectiva da pesquisa científica. A pesquisa apresentada perpassa pela perspectiva do letramento científico, objetivando a familiarização das professoras do curso de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Tocantins, com as práticas cientificas, tendo como culminância do processo formativo a produção deste artigo.

Os autores apresentam no capítulo, relatos e exemplos das estratégias formativas utilizadas por eles no percurso formativo realizado durante o desenvolvimento da pesquisa na disciplina de alfabetização e letramento. Os autores mostram a importância de envolver os professores em formação continuada em práticas de pesquisa junto à universidade, pois acreditam que a imersão dos professores em atividades pedagógicas diferenciadas como as apresentadas no capítulo produzirá conhecimentos a estes profissionais e, certamente, refletirá na escola básica.

Questões de profissionalização de professores

No último capítulo, A integração entre formação inicial e a continuada como um espaço de autoformação profissional permanente discutem a questão da profissionalização docente, não como um dom, como uma vocação, mas como uma profissão que precisa ser construída. Os autores enfatizam que a experiência tem um impacto importante na construção de modelos da profissionalização docente, sejam as experiências particulares vivenciadas como aluno no percurso escolar ou a própria atuação como professor.

Os autores fazem uma reflexão de como usar a experiência na construção de modelos formativos, e para isso apresentam algumas iniciativas e sugerem alguns caminhos que podem ser realizados e compartilhados, tendo em vista, as experiências dos formadores de professores. Este capítulo destaca a importância do professor-formador nesse processo de reflexão permanente sobre as práticas, reconhecendo-as como um processo contínuo de desenvolvimento da profissionalidade, pois afinal, não nascemos professores, nos tornamos professores.

Conclusão

Enfim, a leitura deste livro se revelou enriquecedora e prazerosa. Os textos amparam-se em referenciais teóricos importantes no campo da formação de professores e, além disso, as referências bibliográficas apresentadas ao final de cada capítulo contribui, principalmente, para os leitores iniciantes tomar conhecimento dos diversos autores que discutem a formação de professores, e para os leitores mais experientes possibilita aprofundar seus estudos. Os artigos apresentados possuem uma visão crítica e incitam questionamentos sobre o fazer, o pensar e o agir da e na formação docente, oferecendo uma profunda reflexão aos leitores.

Pelas razões elencadas anteriormente, a coletânea de textos organizada por Cadilhe; Garcia-Reis e Magalhães é uma obra que enriquece as discussões sobre a formação de professores e as práticas escolares e, portanto, contribui tanto com a formação inicial e continuada, quanto com as pesquisas que se baseiam em tal temática. Como é possível perceber por toda a extensão da resenha, o livro propicia ao leitor uma reflexão sobre propostas diferenciadas para o campo da formação de professores.

A importância da capacitação de professores de maneira continuada

A Importância da Formação Continuada para o Professor de Geografia: Refletindo sobre ações-metodológica

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *