Levando em consideração as situações acima apresentada, a empresa entendeu a importância de investir e implantar um sistema de rastreamento do chão-de-fábrica, levando em conta que o grupo que a empresa está inserida, tem por objetivo ser reconhecida em classe mundial, sendo necessário ter uma transformação do seu processo, assim elevando a confiança do seu cliente, evitando desperdícios tornando-a mais competitiva.
Assim, optou por um sistema de rastreamento já utilizado em outras unidades do grupo, Sistema QTS, esse sistema funciona rastreando automaticamente peça a peça da produção. Essa identificação é recebida através da integração dos sistemas MES e ERP.
As Ordens de Processo são alocadas pelo setor de planejamento e inseridas na produção com as quantidades necessárias de matéria-prima, numerações dos lotes, corrida, dimensão e especificações da qualidade. Além do rastreamento, o sistema QTS emite as etiquetas dos produtos prontos e realiza a marcação de cada peça automaticamente, vincula os lotes de matéria-prima utilizados e comunica com outros dois sistema, o do laboratório, Sample Maganer e VSFactory, para emissão de relatórios. Após todos os apontamentos forem finalizados, produção e qualidade, os dados são enviados do QTS para o sistema ERP (integração MES-ERP).
O VSFactory, é uma ferramenta utilizada em outras plantas do grupo para consultar relatórios de produção e para elaboração de relatórios mais complexos do que os exibidos no próprio QTS.
O Sistema SampleMaganer, realiza o gerenciamento dos ensaios do laboratório, que comunica com o QTS, recebendo e retornando os tubos testes e seus respectivos resultados automaticamente. Abaixo, podemos visualizar a estrutura dos sistemas antes, figura 1 e após implantação, figura 2.
Com o sistema e suas integrações, é possível o gestor monitorar o processo em tempo real, realizar análise rápida dos dados para tomada de decisão e programar melhorias para um processo mais limpo e eficiente, com base em dados mais confiáveis, possibilitando gerenciamento de custos, pessoas, prazo e qualidade, além a segurança do trabalho.
4 etapas importantes para implantação de um sistema de ERP em sua empresa