Devido ao cenário do mercado está se tornando cada vez mais competitivo e as empresas entraram num ciclo contínuo pela busca da competitividade, seja através de redução de custos fixos, por meio de melhorias contínuas, da qualidade total, chegar na excelência de seu produto e processos, sempre estão buscando diferenciais em suas atividades, para o seu crescimento e consequentemente a sua sobrevivência.
Para uma empresa Multinacional se manter firme e competitiva no mercado atual, é obrigada a ter preços, reduzir ou até eliminar todas as perdas existentes e que ocorrem em seus processos produtivos. O diferencial de uma empresa em alguns anos, era oferecer um produto com qualidade, que era o suficiente para ter competitividade, porém atualmente, ter qualidade em seu produto, é apenas um requisito para manter-se no mercado.
A Industria de Montagem de Ar Condicionado que estamos apresentando, é conceituada e reconhecida no mercado Nacional e Internacional de produtos Eletroeletrônicos por possuir flexibilidade, agilidade e baixos custos de produção. Tem uma produção diária de 4.000 aparelhos sendo, 2.000 de unidades internas e 2.000 de unidades externas (Indoor e Outdoor), distribuídos entre dois processos. Motivos estes que levam a empresa a buscar melhorias continuas em seus processos.
Diariamente a empresa vem registrando reincidências de perdas e falhas na qualidade em seu processo nos setores de: Montagem das peças e Soldagem das tubulações. Na maioria dos casos, essas perdas não são de origem especificamente técnica, são originadas de problemas que são absorvidos gradativamente pela falta do cumprimento dos padrões básicos de operação e pela não utilização de métodos de gerenciamento de suas rotinas produtivas.Os erros e falhas sinalizados no processo analisado, são considerados ineficientes, significam desperdícios e geram resultados abaixo do esperado, além desses problemas, significam transtornos para os seus clientes podendo colocar em risco a reputação da empresa.
Uma forma eficaz de aumentar a eficiência
Uma maneira eficaz de se aumentar a eficiência dos mais diversos processos é a utilização das ferramentas da qualidade. Através do auxílio dessas ferramentas, o gestor é capaz de controlar melhor os processos de sua responsabilidade, pois elas o ajudam em pontos cruciais para tomada de decisão, como a busca da causa dos problemas e o grau de importância destes.
Com isso, este trabalho resume-se na aplicação do método MASP auxiliado por ferramentas da qualidade em uma empresa do ramo Eletroeletrônico, mais especificamente no processo de Ar- Condicionado. Foram feitas análises descritivas, buscando identificar causas e sugerir possíveis soluções aos problemas de qualidade, perdas de processo e sugestões para Melhorar a qualidade dos materiais enviados para o processo produtivo.