Agora que a tecnologia já faz parte do cotidiano escolar de professores e alunos é essencial discutirmos as possibilidades e experiências dos docentes frente à essa tarefa desafiadora. Conforme Moran (2013), o maior desses desafios consiste na falta de preparo e técnica do docente para o uso da tecnologia, àqueles que estão mais perto do final da carreira possuem uma dificuldade ainda maior para se adequar as novas demandas da sala de aula.
Desse modo, a sociedade cada vez mais tecnológica indica a necessidade da evolução em diversos aspectos na área educativa, principalmente no que diz respeito à área da formação. Uma vez da inclusão de novas tecnologias nos currículos escolares torna-se primordial e urgente a reformulação na formação de professores, para que estes atuem e tenham habilidades em unir a educação e o cotidiano na sala com a tecnologia.
É importante destacar o processo de formação do professor, pois é este o sujeito responsável e que servirá de guia nas etapas do ensino e da aprendizagem, assim, uma formação crítica, propositiva e que estimule o professor ao uso de tecnologias em sala é essencial na sociedade contemporânea.
O valor da tecnologia na educação
Assim, é importante que os docentes procurem buscar processos formativos (ou de atualização) que possibilitem o uso apropriado das ferramentas tecnológicas à disposição na sala. Araújo, afirma que:O valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação. Saber direcionar o uso da Internet na sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construção do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessam, armazenam, manipulam e analisam as informações que sondam na Internet.
Por conseguinte, o educador tem como objetivo primordial a busca pelo fortalecimento da autonomia do aluno, assim sendo, é essencial que o professor tenham autonomia e se sinta confiante com o uso da tecnologia.
Ora, atualmente o professor possui um leque de possibilidades para inserir no dia a dia na sala de aula, seja através de jogos didáticos, uso da tv, de som, projetores, computadores e assim por diante.
Barreto , ressalta a importância em discutir a formação e capacitação do educador, o autor nos diz que neste século é imprescindível a certificação do educador e sua capacitação para atuar com ferramentas tecnológicas que permitam ao educando novos olhares e possibilidades, frente a tanta inovação é emergente um profissional em educação que atue e tenha dinâmica, pro atividade e principalmente segurança para atuar o minimante com equipamentos de informática, por exemplo.
É fundamental no momento atual de acordo com Barreto (2009), que o docente seja um profissional criativo, critico, propositivo, construtivo e capaz de atuar nos mais diversos desafios da sociedade moderna e globalizada. A nova realidade, requer um profissional capaz de adequar sua prática educacional às novas exigências da sociedade.
De acordo com Kamenetz a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social reafirmou o cenário real e necessário de integração da tecnologia e educação, destarte é essencial que o professor esteja preparado para atuar nessas condições. O quadro atual, revelou a urgência de educadores que tenham o mínimo de conhecimento em informática, que tenham o acesso efetivo à rede de computadores e que saibam preparar aulas para plataformas online.
Agora que a tecnologia já faz parte do cotidiano escolar de professores e alunos é essencial discutirmos as possibilidades e experiências dos docentes frente à essa tarefa desafiadora. Conforme Moran (2013), o maior desses desafios consiste na falta de preparo e técnica do docente para o uso da tecnologia, àqueles que estão mais perto do final da carreira possuem uma dificuldade ainda maior para se adequar as novas demandas da sala de aula.
Desse modo, a sociedade cada vez mais tecnológica indica a necessidade da evolução em diversos aspectos na área educativa, principalmente no que diz respeito à área da formação. Uma vez da inclusão de novas tecnologias nos currículos escolares torna-se primordial e urgente a reformulação na formação de professores, para que estes atuem e tenham habilidades em unir a educação e o cotidiano na sala com a tecnologia.É importante destacar o processo de formação do professor, pois é este o sujeito responsável e que servirá de guia nas etapas do ensino e da aprendizagem, assim, uma formação crítica, propositiva e que estimule o professor ao uso de tecnologias em sala é essencial na sociedade contemporânea.
Assim, é importante que os docentes procurem buscar processos formativos (ou de atualização) que possibilitem o uso apropriado das ferramentas tecnológicas à disposição na sala. Araújo, afirma que:O valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação. Saber direcionar o uso da Internet na sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construção do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessam, armazenam, manipulam e analisam as informações que sondam na Internet.
Por conseguinte, o educador tem como objetivo primordial a busca pelo fortalecimento da autonomia do aluno, assim sendo, é essencial que o professor tenham autonomia e se sinta confiante com o uso da tecnologia.Ora, atualmente o professor possui um leque de possibilidades para inserir no dia a dia na sala de aula, seja através de jogos didáticos, uso da tv, de som, projetores, computadores e assim por diante.
Barreto ressalta a importância em discutir a formação e capacitação do educador, o autor nos diz que neste século é imprescindível a certificação do educador e sua capacitação para atuar com ferramentas tecnológicas que permitam ao educando novos olhares e possibilidades, frente a tanta inovação é emergente um profissional em educação que atue e tenha dinâmica, pro atividade e principalmente segurança para atuar o minimante com equipamentos de informática, por exemplo.
É fundamental no momento atual de acordo com Barreto (2009), que o docente seja um profissional criativo, critico, propositivo, construtivo e capaz de atuar nos mais diversos desafios da sociedade moderna e globalizada. A nova realidade, requer um profissional capaz de adequar sua prática educacional às novas exigências da sociedade.
De acordo com Kamenetz a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social reafirmou o cenário real e necessário de integração da tecnologia e educação, destarte é essencial que o professor esteja preparado para atuar nessas condições. O quadro atual, revelou a urgência de educadores que tenham o mínimo de conhecimento em informática, que tenham o acesso efetivo à rede de computadores e que saibam preparar aulas para plataformas online.
Agora que a tecnologia já faz parte do cotidiano escolar de professores e alunos é essencial discutirmos as possibilidades e experiências dos docentes frente à essa tarefa desafiadora. Conforme Moran (2013), o maior desses desafios consiste na falta de preparo e técnica do docente para o uso da tecnologia, àqueles que estão mais perto do final da carreira possuem uma dificuldade ainda maior para se adequar as novas demandas da sala de aula.
A necessidade de evolução na educação
Desse modo, a sociedade cada vez mais tecnológica indica a necessidade da evolução em diversos aspectos na área educativa, principalmente no que diz respeito à área da formação. Uma vez da inclusão de novas tecnologias nos currículos escolares torna-se primordial e urgente a reformulação na formação de professores, para que estes atuem e tenham habilidades em unir a educação e o cotidiano na sala com a tecnologia.
É importante destacar o processo de formação do professor, pois é este o sujeito responsável e que servirá de guia nas etapas do ensino e da aprendizagem, assim, uma formação crítica, propositiva e que estimule o professor ao uso de tecnologias em sala é essencial na sociedade contemporânea.
Assim, é importante que os docentes procurem buscar processos formativos (ou de atualização) que possibilitem o uso apropriado das ferramentas tecnológicas à disposição na sala. Araújo, afirma que:
O valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação. Saber direcionar o uso da Internet na sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construção do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessam, armazenam, manipulam e analisam as informações que sondam na Internet.
Por conseguinte, o educador tem como objetivo primordial a busca pelo fortalecimento da autonomia do aluno, assim sendo, é essencial que o professor tenham autonomia e se sinta confiante com o uso da tecnologia.
Ora, atualmente o professor possui um leque de possibilidades para inserir no dia a dia na sala de aula, seja através de jogos didáticos, uso da tv, de som, projetores, computadores e assim por diante.
Barreto , ressalta a importância em discutir a formação e capacitação do educador, o autor nos diz que neste século é imprescindível a certificação do educador e sua capacitação para atuar com ferramentas tecnológicas que permitam ao educando novos olhares e possibilidades, frente a tanta inovação é emergente um profissional em educação que atue e tenha dinâmica, pro atividade e principalmente segurança para atuar o minimante com equipamentos de informática, por exemplo.
É fundamental no momento atual de acordo com Barreto , que o docente seja um profissional criativo, critico, propositivo, construtivo e capaz de atuar nos mais diversos desafios da sociedade moderna e globalizada. A nova realidade, requer um profissional capaz de adequar sua prática educacional às novas exigências da sociedade.
De acordo com Kamenetz (2020) a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social reafirmou o cenário real e necessário de integração da tecnologia e educação, destarte é essencial que o professor esteja preparado para atuar nessas condições. O quadro atual, revelou a urgência de educadores que tenham o mínimo de conhecimento em informática, que tenham o acesso efetivo à rede de computadores e que saibam preparar aulas para plataformas online.O professor e o uso das tecnologias, novas experiências e possibilidades.
O professor e o uso das tecnologias, novas experiências e possibilidades.
Agora que a tecnologia já faz parte do cotidiano escolar de professores e alunos é essencial discutirmos as possibilidades e experiências dos docentes frente à essa tarefa desafiadora. Conforme Moran (2013), o maior desses desafios consiste na falta de preparo e técnica do docente para o uso da tecnologia, àqueles que estão mais perto do final da carreira possuem uma dificuldade ainda maior para se adequar as novas demandas da sala de aula.
Desse modo, a sociedade cada vez mais tecnológica indica a necessidade da evolução em diversos aspectos na área educativa, principalmente no que diz respeito à área da formação. Uma vez da inclusão de novas tecnologias nos currículos escolares torna-se primordial e urgente a reformulação na formação de professores, para que estes atuem e tenham habilidades em unir a educação e o cotidiano na sala com a tecnologia.
É importante destacar o processo de formação do professor, pois é este o sujeito responsável e que servirá de guia nas etapas do ensino e da aprendizagem, assim, uma formação crítica, propositiva e que estimule o professor ao uso de tecnologias em sala é essencial na sociedade contemporânea.
Assim, é importante que os docentes procurem buscar processos formativos (ou de atualização) que possibilitem o uso apropriado das ferramentas tecnológicas à disposição na sala. Araújo, afirma que:
O valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação. Saber direcionar o uso da Internet na sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construção do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessam, armazenam, manipulam e analisam as informações que sondam na Internet.
Por conseguinte, o educador tem como objetivo primordial a busca pelo fortalecimento da autonomia do aluno, assim sendo, é essencial que o professor tenham autonomia e se sinta confiante com o uso da tecnologia.
Ora, atualmente o professor possui um leque de possibilidades para inserir no dia a dia na sala de aula, seja através de jogos didáticos, uso da tv, de som, projetores, computadores e assim por diante.
Barreto, ressalta a importância em discutir a formação e capacitação do educador, o autor nos diz que neste século é imprescindível a certificação do educador e sua capacitação para atuar com ferramentas tecnológicas que permitam ao educando novos olhares e possibilidades, frente a tanta inovação é emergente um profissional em educação que atue e tenha dinâmica, pro atividade e principalmente segurança para atuar o minimante com equipamentos de informática, por exemplo.
É fundamental no momento atual de acordo com Barreto (2009), que o docente seja um profissional criativo, critico, propositivo, construtivo e capaz de atuar nos mais diversos desafios da sociedade moderna e globalizada. A nova realidade, requer um profissional capaz de adequar sua prática educacional às novas exigências da sociedade.
De acordo com Kamenetz a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social reafirmou o cenário real e necessário de integração da tecnologia e educação, destarte é essencial que o professor esteja preparado para atuar nessas condições. O quadro atual, revelou a urgência de educadores que tenham o mínimo de conhecimento em informática, que tenham o acesso efetivo à rede de computadores e que saibam preparar aulas para plataformas online.