Resumo
Apesar da coleta de resíduos sólidos ser um serviço essencial para comunidade, seus trabalhadores ainda é visto com desdém, este estudo se propõe a avaliar as condições de trabalho dos coletores de resíduos sólidos da cidade de Maringá de forma ampla e após resultados propor ações de melhorias e adequações. Apresentaremos citações de estudos semelhantes, definiremos a metodologia e será definido um cronograma de realizações das atividades.
1. Introdução
Mesmo percebendo que a atividade de gari seja de extrema importância para a sociedade, raramente nos atemos nas dificuldades inerentes a essa tarefa, ignoramos o contexto em que ocorrem, assim pretendemos mapear de forma mais abrangente possível quais as condições do trabalho, e como esses fatores podem comprometer a saúde, produtividade e a segurança desses coletores, pois sabemos que realizam suas atividades laborais de uma forma sofrida, sujeitos a todos os tipos de intempéries climáticas. Adiante Fornecer como retorno á prefeitura de Maringá e outros municípios além de empresas privadas de limpeza urbana que possam se beneficiem desse estudo sobre trabalho dos coletores de lixo da SEMUSP, condições de tomar decisões embasadas em dados confiáveis, de forma a melhorar a produtividade e qualidade de vida, além de propostas de políticas e diretrizes, enaltecendo a segurança e saúde do trabalhador de limpeza urbana.
1.2 Objetivos
1.2.1 Geral
Avaliar as condições de trabalho dos coletores resíduos sólidos do município de Maringá, por meio de dados históricos e coleta de informações em campo, sugerindo recomendações que aumentem a segurança e a manutenção da saúde desses colaboradores assim como a redução dos impactos socioambientais e socioeconômicos decorrentes dessa atividade.
1.2.2 Específicos
– Realizar uma analise do banco de dados do setor de segurança do trabalho da prefeitura municipal de Maringá relacionado aos acidentes do trabalho da coleta de resíduos sólidos urbanos distinguindo suas causas dominantes e o efeito destes eventos no processo.
– Estabelecer uma relação entre os acidentes de trabalhos com o processo de trabalho dos coletores.
-efetuar um registro através de gravação e fotos da rotina de trabalho desses coletores e sua assimilação sobre segurança e riscos à saúde frequente vista no processo de trabalho da coleta de lixo domiciliar.
– Correlacionar a experiência dos trabalhadores sobre a relação entre os acidentes e suas condições de trabalho.
– Sugerir um conjunto de medidas preventivas e corretivas focadas no resguardo da saúde do gari e a redução dos impactos socioambientais e socioeconômicos consequentes dessa atividade.
2. Metodologia
Realizar uma pesquisa bibliográfica;
Elaborar um questionário de percepção com perguntas abertas e fechadas;
Efetuar entrevistas gravadas com trabalhadores da SEMUSP responsáveis pela coleta de resíduos sólidos, onde será possível o colaborador expressar sua opinião de forma direta, onde talvez por falta de prática de escrita o mesmo não tenha a mesma eficiência quando responde o questionário;
Observações da rotina de trabalho através de acompanhamento, vídeos e fotos;
Quantificar a distancia, velocidade e a carga realizadas durante a rotina de trabalho;
Identificar durante acompanhamento quais riscos surgem;
Coleta e análise de dados de acidentes de trabalho;
Resultados de pesquisa de clima organizacional;
As questões abordadas no questionário devem contemplar os seguintes aspectos:
Perfil dos colaboradores (idade, estado civil, aspectos sociais, tempo de empresa e tempo na função).
Ritmos de trabalho
Desconforto acústico
Cargas físicas e Carga mental, pausas (para descanso, refeições e lanches);
Impressões sobre segurança do trabalho, medidas de prevenções, equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs), treinamentos, noção da exposição aos riscos presentes no ambiente de trabalho, acidentes relacionados ao trabalho; serviços de segurança, higiene e medicina existentes na empresa; exames periódicos;
Adesão a parada para o lanche;
Adesão à ginástica laboral e resultados;