Nos dias atuais as empresas estão em busca de pessoas que saibam gerir suas habilidades, principalmente no âmbito emocional.
Em todas as empresas pode se encontrar pessoas de diferentes perfis, crenças e comportamentos, por isso é necessário sermos éticos como citado no caderno didático pelo autor, Sá o que podemos compreender por ética que é “a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes”. Precisamos respeitar o nosso semelhante, pois, cada ser vem dotado de valores morais e comportamentais repassados por seus antecedentes, é necessário também termos empatia pelo próximo o tratando como gostaríamos de sermos tratados. A ética vai muito além das atitudes que podem ser vistas, ela se faz presente também nos momentos em que não estamos sendo observados, onde fazemos o que que é correto independente de sermos avaliados ou não, é quando as nossas atitudes são carregadas dos nossos valores morais que premeiam as nossas práticas cotidianas.
“Por este motivo, ética é um tema que compõe a base da formação profissional de qualquer indivíduo. Seu reconhecimento se faz na mesma proporção em que é demonstrada por meio de palavras e atos”.
Segundo a psicologia, inteligência emocional trata-se da aptidão em gerir suas emoções e também a capacidade de lidar com sentimentos das pessoas que os rodeiam, tendo como objetivo conseguir resultados positivos, não apenas no âmbito pessoal mais também na esfera profissional.
Por isso que é necessário que o profissional desenvolva uma boa inteligência emocional, pois é através dela que será possível conquistar novas oportunidades e obter sucesso com mais facilidade. Isso também influencia diretamente para quem almeja obter crescimento e uma liderança promissora na empresa onde atua.
Saber controlar suas emoções e ter a competência de conter seus impulsos vem se tornando atributo eficaz para ter sucesso e alcançar um bom relacionamento interpessoal com todos os colaboradores, o que proporciona um bom desenvolvimento nas atividades corroborando assim para o crescimento de todos de maneira geral.
A inteligência emocional vem se tornando uma qualidade indispensável no planejamento e desenvolvimento de atividades nas empresas, sendo que é por meio dela que os colaboradores acabam desenvolvendo suas atividades em equipes, compreendendo a si mesmos e os outros, desenvolvendo a empatia e motivação para alcançar bons resultados.