Com a rotina cada vez mais agitada graças aos diversos compromissos do dia a dia, ter a casa como zona de conforto é a meta principal na hora de adquirir um imóvel para morar. Por isso, quanto mais confortável e aberto a possibilidades os cômodos puderem ser, melhor para quem mora.
E se dentro dessa zona de conforto fosse possível ter um espaço especialmente dedicado a esse tempinho de cuidado? É para atender a essa proposta que o espaço zen vem sendo implantado em muitos apartamentos hoje em dia.
Para quem divide o apartamento com mais de uma pessoa, pensar em um espaço como esse pode parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível! Por isso, neste post você vai conferir 5 passos simples de como fazer o seu cantinho zen em casa. Acompanhe!
Reserve um espaço
Para se concentrar e relaxar você vai precisar de um espaço só seu. Ele precisa estar longe de ruídos e distrações, ser confortável e bem organizado. Não precisar tomar conta do cômodo inteiro, basta preparar um lugarzinho só seu onde você possa se desconectar do resto da casa.
Um lugarzinho na varanda ou perto das janelas são pontos ideais para implantar essa ideia. Isso porque eles transmitem a sensação de liberdade e desligamento dos outros cômodos.
Torne-o confortável e funcional
Não tem como relaxar se sentindo desconfortável e muito menos se desconectar quando precisa ficar se levantando a todo tempo para arrumar alguma coisa. Por isso, esse espaço deve estar devidamente preparado para atender às suas necessidades desse momento.
Almofadas, futons, pufes, tapetes e esteiras podem te ajudar a compor esse espaço, priorizando o conforto e a liberdade de movimentos para alongamentos.
Aposte no verde
Nada melhor para relaxar que estar em contato com a natureza e respirar fundo. Por isso, investir em plantinhas para compor sua decoração pode contribuir com um ambiente descontraído e mais leve.
Pesquise sobre as espécies mais resistentes e fique atento aos cuidados necessários para que ela se mantenha.
Cuidados com a estética: menos é mais
É impossível ligar organização e leveza com acúmulo de coisas e informações. Sendo assim, a técnica do “menos é mais” vem sido cada vez mais adotada para quem busca uma decoração harmoniosa e no seu cantinho zen não pode ser diferente.
Como se trata de um espaço pequeno, é importante manter as coisas em ordem e ter o mínimo de componentes possível.
Atenção aos adicionais
Por fim, e para evitar acúmulos desnecessários fique atento aos adicionais da criação do seu cantinho zen. Cristais, velas, incensos, imagens e plantas são importantes para a harmonia desse ambiente e vão contribuir com seus exercícios de relaxamento mas cuidado com os excessos.
Se a proposta é se desligar do ambiente externo, quanto menos coisas você manter por perto melhor para a concentração.
Gostou? Neste post você aprendeu como fazer o seu cantinho zen em 5 passos simples. Não deixe de conferir outras dicas e curiosidades sobre decoração e o universo imobiliário em nosso blog. Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!