O avanço tecnológico juntamente com o aumento da população mundial estimulou o desenvolvimento do mercado da construção civil, tendo que buscar cada vez mais inovações, seja na parte de pesquisas, projeto execução ou planejamento para poder atender um mercado cada vez mais concorrido, onde quem entrega o produto de forma mais rápida e com a melhor qualidade tem a maior parte dos clientes.
Segundo Bernardes a falta de planejamento nas empresas gera grandes perdas na construção civil e é necessário um trabalho constante em relação a esse tema para que se possa melhorar o desempenho dos processos construtivos.
Para Sabino o mercado da construção civil exige cada vez mais das empresas que o cronograma seja cumprido, metas atingidas e custos reduzidos, empresas que não conseguem atender a estes requisitos, darão lugar a outras empresas que estejam preparadas.
Alinhando essa falta de planejamento à grande disputa no mercado, no que se refere a execução de obras, acabam ocorrendo muitos erros, retrabalhos e atrasos nas construções. Tendo que se tomar decisões “in loco” que as vezes não são as melhores, e podem acarretar em grandes problemas futuros.
Resistência do concreto
A resistência do concreto talvez seja a propriedade mais valorizadas por projetistas e engenheiros de controle de qualidade. Uma vez que a resistência a compressão uniaxial é vista como um índice geral da resistência do concreto, são discutidas as relações entre ela e outros tipos de resistência como à tração, à flexão, ao cisalhamento e a resistência biaxial.
Concretar uma viga, que receberá uma grande carga, em duas etapas é o tipo de decisão que não se pode tomar no meio da “correria” do dia-dia. Portanto, ter um trabalho abordando um tema tão pouco estudado, pode trazer um entendimento melhor sobre o assunto e consequentemente melhores decisões para engenheiros que possam futuramente ter isso como obstáculo.
O trabalho a seguir trará como tema principal a resistência a flexão em vigas de concreto armado concretadas em duas etapas, analisando o comportamento da mesma, quando submetida à diferentes proporções de concretagem.