Este artigo busca compreender e averiguar os valores dos jogos e brincadeiras, através da abordagem lúdica na educação infantil enquanto recursos que viabilizem as construções dos conhecimentos pelas próprias crianças. Os jogos permitem uma assimilação e apropriação da realidade humana pelas crianças, pois, através deles, suas relações de intercâmbio ocorrem com muita intensidade, além de favorecerem a discussão de como os seus conteúdos devem ser ordenados.
Desta forma, ressalta a necessidade de valorizar a cultura lúdica no processo educacional, pois o brincar vai além das necessidades, é uma arte, um direito fundamental que aliado às necessidades básicas como alimentação, saúde, moradia e educação são vitais para o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos. A ludicidade é uma ferramenta que proporciona condições, de lazeres, ensinos e aprendizados, visto sua condição de humanização e solidariedades às crianças e aos adultos envolvidos nesses processos, contribuindo para uma evolução enquanto seres humanos.
Assim, identifica-se a importância do lúdico para uma aprendizagem mais prazerosa no ambiente escolar, desenvolvendo as socializações, os trabalhos em grupos e os desenvolvimentos dos aspectos físicos, psíquicos e afetivos das crianças. A participação dos alunos em jogos e brincadeiras favorecem autonomia e os estabelecimentos de regras e valores como respeito, paciência, bondade e desprendimento. Os trabalhos de ludicidade atingem seus objetivos com as colaborações de educadores, como incentivadores, estimuladores e interventores, criando um ambiente de convivência onde os alunos são estimulados, socialmente, afetivamente e cognitivamente.
O enfoque do trabalho esta relacionado à importância do lúdico no aprendizado infantil, suas relações com o desenvolvimento global dos alunos e a importância dos professores conscientes destas ações, capazes de realizarem as mediações dos conhecimentos.As considerações finais evidenciam positivamente e de forma eficaz, o uso dos jogos e brincadeiras como atividades educativas, que atendam as necessidades dos alunos, proporcionando-lhes condições favoráveis ao aprendizado, sob as perspectivas dos aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, morais, linguísticos, estéticos, éticos, de interpessoais e de inserções sociais.