Na maior parte das universidades de odontologia as matérias são dadas ao longo do curso, obedecendo aos currículos próprios de cada instituição. A prática da clínica é desenvolvida de maneira isolada em cada disciplina, porém é preciso integrar os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas para que aluno entenda conceito integralidade da profissão e de como ela é complexa, tendo como alvo a formação de cirurgiões dentistas aptos a diagnosticar, planejar, executar e avaliar os planos de tratamentos odontológicos integrados.
Foi então que 1970, a disciplina de Clinica Integrada torna- se parte dos currículos das universidades de odontologia no Brasil, fazendo uma ponte entre a teoria e a pratica interligando as matérias. Desta forma, os conhecimentos e habilidades e atitudes já adquiridos isoladamente são reunidos de uma forma lógica e ordenados através de uma sequência, com o objetivo de realizar a maioria dos procedimentos clínicos odontológicos, proporcionando ao paciente um prognóstico favorável e mais previsível. A disciplina é ministrada com objetivo de que o aluno seja capaz de diagnosticar, planejar e executar adequadamente os procedimentos de reabilitação oral.
Desta maneira é de extrema importância sequenciar o plano de tratamento como já foi dito anteriormente, sendo o ideal iniciar pela resolução dos casos de urgência e em seguida pela fase de adequação do meio bucal. Onde nesta fase realizam-se todos os procedimentos específicos ao planejamento periodontal, cirúrgico e endodôntico, preparando e dando condições para realizar as fases seguintes de reabilitação bucal, por meio de restaurações dos elementos dentários com diversos materiais restauradores, próteses parciais fixas e/ou removíveis nos edentados parciais e próteses totais nos edentados totais. Porém, neste processo podem ocorrer várias intercorrências que podem atrapalhar o bom andamento do plano de tratamento inicialmente estabelecido. Por esse motivo, é necessário identificar e tentar prever esses possíveis problemas que podem surgir ao longo plano de tratamento inicial. Através do estudo de caso do paciente, conversa com professores de diversas matérias para saber como os mesmo iriam proceder, para que haja uma previsibilidade, e desta forma o paciente tenha um cuidado integral.