Ricardo Eletro apareceu em uma cidade de Minas Gerais em 1989, chamada Divinópolis. Expandiu-se no estado e alcançou a capital de Minas Gerais em 1999 com grande sucesso. Está estabelecida há mais de 10 anos e se tornou uma das cinco maiores empresas de varejo eletrônico do Brasil.
Com a abertura da loja no Espírito Santo, a primeira expansão fora de Minas Gerais ocorreu em 2002. Então, em 2005, expandiu o nordeste para a Bahia. O sucesso foi enorme e a Bahia imediatamente aceitou a marca. Em menos de um ano, Ricardo Eletro se tornou o vice-diretor do mercado.
Em 2007, Ricardo Eletro adquiriu a cadeia de lojas MIG e tinha um forte negócio no Centro-Oeste. Em menos de três meses, 200 lojas foram completamente reformadas e convertidas em Ricardo Eletro, a maior expansão da história da empresa. Em 2008, Ricardo Eletro abriu no Rio de Janeiro, a segunda maior praça do Brasil. Existem 70 lojas em menos de 6 meses. Em 2009, Ricardo Eletro lançou seu e-commerce oficial, focado em vender muito mais do que produtos eletrônicos. De pneus a máquinas de lavar, de fraldas a televisores, existem mais de 80.000 produtos
Ciente das mudanças do mercado, Ricardo Eletro se fundiu com a Insinuante para criar o terceiro maior grupo de varejo do Brasil, a holding Benefíciosinade Vendas, em 2010. No mesmo ano, a Equipinade Vendas fundiu as redes Citylar e Eletroshop, operando no Centro-Oeste e Norte, com fortes operações em Pernambuco e outros estados do Nordeste. Por fim, em 2011, a cadeia regional Salfer, operada pelo Paraná e Santa Catarina, ingressou na Sales Machine. Embora todas as empresas tenham sido fundidas, a marca original ainda é mantida para garantir a presença local.
2016 marcou uma mudança profunda na empresa. A empresa fundiu toda a sua operação em uma marca: Ricardo Eletro. A estrutura foi otimizada, a loja foi transformada e o ponto.com foi unificado, todos prontos para a empresa enfrentar os novos desafios.