Num mundo globalizado, volátil, incerto, complexo e ambíguo, e com constantes mudanças, é necessário que as organizações possam contar com um bom líder, para alcançar seus resultados, concretizar sua missão e visão, podendo levar a empresa ao sucesso.
Mas afinal, o que é ser um bom líder?
Para Chiavenato, a liderança é definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo da comunicação. Sendo assim, um bom líder não se resume apenas a uma pessoa que gerencia tarefas, dá ordens ou controla sua equipe.
A importância de ser um líder
A liderança é muito importante e o valor de um líder é notório em toda a organização. Segundo Bennis:
Os líderes são importantes por três motivos: em primeiro lugar, eles são responsáveis pela eficácia das organizações. O sucesso ou fracasso de qualquer organização. Em segundo, as adversidades que encontramos pelo caminho às vezes nos deixam sem rumo, então buscamos nos líderes um caminho, um porto seguro. E em terceiro lugar, o líder é aquele que conhece o problema, mas não se prende ao contexto, seja ele por conta dos cenários administrativos voláteis ou fusões e aquisições ou ainda por fatores demográficos.
O líder tem papel fundamental no gerenciamento do capital humano, e por isso, deve primeiro buscar o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, e o autogerenciamento, para que possa desenvolver suas habilidades e competências para então realizar o gerenciamento de pessoas.
Ser líder é motivar a equipe a desempenhar suas atividades e se comprometerem com o resultado. É gerenciar pessoas, administrar conflitos, influenciar e persuadir de forma positiva as pessoas e seus comportamentos, buscando com que entendam o que você quer, acreditem nas suas ideias, convicções e propósitos, conseguindo então conduzir a sua equipe em direção aos seus objetivos e resultados.
O líder deve planejar, determinar objetivos, analisar problemas, tomar decisões, monitorar, corrigir, dar direcionamento e orientação a sua equipe, deve buscar manter relações honestas, baseada na confiança, garantindo em suas ações a tradução dos valores e da missão da empresa.
O líder tem de saber o caminho a ser seguido, e mostrar qual o melhor caminhoa sua equipe, fazer aquilo que se prega, ser admirável, buscando ser o exemplo, exercendo sua influência no dia-a-dia, ensinando pelas próprias atitudes.
Um bom líder deve exercer alguns papéis, como por exemplo:
• Mentor, tendo um compromisso moral com a equipe, buscando despertar o que há de melhor em cada pessoa identificando suas aptidões e desenvolvendo suas competências, deve ouvir ativamente seus liderados, apoiar suas solicitações, expressar reconhecimento, e auxiliar seus planos de desenvolvimento individual;
• Facilitador, estimulando o esforço coletivo e buscando a participação da equipe, dando abertura, e promovendo discussões, além de definir processos e administrar conflitos trazendo um ambiente melhor e mais harmonioso para o trabalho;
• Produtor, onde busca gerar resultados, conquistando a produtividade impactando de forma positiva a equipe, buscando auxiliar sempre que necessário e certificando-se daquilo que está sendo realizado;
• Diretor, onde da á direção, traz clareza de objetivos, e promove o planejamento, controlando as ações, acompanhando as métricas e mensurando os resultados.