“Você pode ser neurocientista e se vestir de princesa”: mídia, gênero e ciências na formação continuada de professores/as. Sétimo capítulo, de Alexandre José Cadilhe e Christiane Cunha Flôr, apresentam práticas pedagógicas que foram desenvolvidas num projeto de pesquisa e extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, num curso de formação continuada de professores/as em inicio de carreira, o qual abordou temas de ciências e matemática. Os autores exibem o resultado do trabalho realizado em um evento de multiletramentos com discussões sobre ciência de forma geral e sobre a mulher na ciência, a partir de diferentes mídias e das narrativas derivadas das inquietações, dúvidas e curiosidade das professoras do curso. Os autores apontam que as diversas mídias criam com suas estratégias pedagógicas, diferentes subjetividades no mundo, tornando-se potencializadoras na construção de identidade e posicionamento das pessoas. Os autores partem da ideia de que, é necessário tanto na formação de professores, quanto na sala de aula, trabalhar com diferentes mídias a fim de problematizar os papéis dos cientistas nas mídias e, sobretudo o incentivo das mulheres na ciência, discussão esta central do capítulo.
O capítulo que segue, A elaboração de materiais didáticos como prática reflexiva na formação inicial e continuada de professores, foi produzido por Tânia Guedes Magalhães e Gisele Oliveira Barbosa. O capítulo apresenta uma discussão acerca da formação inicial e continuada numa interação entre universidade e escola, no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFJF), a partir da elaboração e recriação de materiais didáticos. As autoras mostram as contribuições do programa e de suas ações para a reflexão e interiorização dos conhecimentos que são fundamentais à docência. Magalhães e Barbosa enfatizam que os saberes partilhados entre docentes em formação e em serviço contribuem de forma efetiva e significativa para o desenvolvimento e profissionalização do professor em formação numa perspectiva discursiva da linguagem.