FASE 1
1.1.Identifique o principal problema para o McDonald´s.
Nos últimos anos o perfil do consumidor mudou, as pessoas estão buscando qualidade na comida, não somente comer, mas sim benefícios para a saúde. lanches mais elaborados com carne não processada, pão artesanal e lanches vegetarianos são as ondas do momento.
O McDonald’s demorou um pouco para enxergar este mercado, não acompanhou a jornada do consumidor, fez a inserção de produtos parecidos, porém perdeu sua identidade “Junk Food”.
Identificou-se como um dos maiores problemas do McDonald´s sua imagem vinculada como sendo responsável pelos problemas de obesidades apresentados na população ,especificamente seu público de consumidores .
1.2.Análise o ambiente macro-estrutural e priorize os fatores de influência
Ambiente Ecológico:
População está cada vez mais consciente e preocupada com meio ambiente,com grande influência por parte de entidades como ongs,aumentando significamente a cobrança das empresas para que apresentem soluções para diminuição dos impactos ambientais.
Ambiente Sociocultural :
A sociedade com o passar dos anos tem adotado novos comportamento ,um deles é a forma como se alimentam e cuidam da saúde, e a preocupação com a alimentação é um dos fatores de preocupação da grande parte da população,a partir dos grandes números de obesidade e problemas de saúde relacionado aos maus hábitos
Ambiente Econômico:
O mundo está passando por um grande colapso econômico, diminuição de renda, desemprego e uma grande incerteza sobre o futuro econômico, taxa de crescimento baixa para alguns países, aumento de juros e inflação.
Consideradas como ameaças para o McDonald’s, deve-se mitigar os riscos a fim de amenizar caso venham a ocorrer.
1.3.Identifique as oportunidades e ameaças para estes fatores
Oportunidades : Com a crise econômica o consumidor pode procurar por refeições mais baratas, tornando-se uma oportunidade para o McDonald’s que no momento pode criar cardápios promocionais. Com a necessidade de adotar novos hábitos,e estilo de vida das pessoas na pandemia e após,a uma oportunidade de pesquisa nesse novo cenário, onde formular criação de novos cardápios que atenda os novos públicos e o já existente .
Ameaças: Porém como a população está mais em casa por conta do cenário atual de pandemia, mudou-se o hábito alimentar, 90% das pessoas estão evitando de comer fora e o preparo caseiro está mais frequente ( Pequenas Empresas e Grandes negócios, 11 Abril 2020).Tornando-se uma ameaça.
1.4.Monte o quadro como no modelo apresentado em sala de aula
Ambiente Macro
Oportunidades
Ameaças
Ambiental : cobranças de novas ações que diminuam os impactos ambientais.
Adotar ações de redução de resíduos ,e troca para materiais que permita a reciclagem,melhorando a imagem da empresa
Descarte indevido das embalagens, assim não podendo ser reciclado e gerando mais custo de qualquer forma.
Social : novos hábitos alimentares ,voltados para uma alimentação mais saudável .
Adequação do cardápio ,já existem opções mais saudáveis ,porém precisa de maior divulgação e exploração ,seria o momento favorável
Diminuição do consumo de fast food ,dando preferência para alimentação mais caseira
Econômico : Crise econômica, taxas de inflação maiores ,com incertezas ao mercado futuro .
Apresentação de cardápios com promoções mais atraentes dos preços já baixos oferecidos pela empresa
Grande concorrência no ramo de fast-food, que já fazem pacotes promocionais com preços baixos .
FASE 2 – TENDÊNCIAS, IMPACTOS E STAKEHOLDERS
2.1- Quais tendências são relevantes para o caso? Quais suas consequências?
A tendência de mercado saudável é a mais relevante, “O mercado de alimentação saudável vem experimentando um crescimento médio de 12,3% ao ano. Esses são os dados da Brasil Food Trends 2020”.
A nova geração tem um estilo de vida movidos pela eficiência, o famoso “ Eu quero agora” a demanda por experiência que combinem com seu estilo de vida, para que possam dedicar mais tempo às suas vidas profissionais ou sociais e ainda sim se manter saudável se tornou tendência.
Uma das consequências seria os conflitos, pois o McDonald’s está longe de ser vegano ético, visando que a cadeia e produção inteira da empresa envolve a exploração animal, e os veganos têm motivações éticas, o que pode gerar conflitos.
Uma outra consequência seria a perda da imagem da organização que não é voltada para alimentação saudável e sim uma alimentação rápida e que não prioriza a saúde.
2.2- Descreva a complexidade sócio empresarial
A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.
McDonalds tem como principal evento comunitário no Brasil a campanha McDia Feliz é uma campanha em prol do combate ao câncer infanto-juvenil.
2.3- Quais tipos de impacto a empresa provoca no ambiente?
Realizar um projeto a fim de combater o câncer, sendo que os seus alimentos ajudam a desenvolver a doença é contraditório e passa uma imagem negativa para a organização, que pode se demonstrada com a queda das arrecadações do projeto nos últimos anos.
2.4- Como minimizar estes impactos?
Como mencionado existe uma campanha que tem a intenção de ajudar crianças com câncer ,porém não é o suficiente para diminuir os impactos. Além dessas ações seria interessante a reformulação dos ingredientes usados, priorizando ingredientes mais naturais possíveis,com taxas mínimas de conservantes ou até mesmo sem, a Mcdonald’s já começou acrescentar em seu cardápios lanches veganos,saladas,onde já é o início de novas tendências e que produzem menos impactos possíveis ao meio ambiente e seus consumidores .
2.5- Identifique os principais stakeholders envolvidos (em grandes grupos)
Analisando externamente podemos citar como principais stakeholders Ongs voltadas para questões ambientais,órgãos de saúde,através desses canais influenciado e gerando interesse a sociedade é uma dos principais envolvidos.
2.6- Qual deve ser a abordagem para estes stakeholders?
Antes de tudo é necessário uma análise de ações necessárias para se tomar referentes aos interesses desses stakeholders, assim mapeando os reais interesses dos grupos,suas preocupações e expectativas, abordando através de canais de comunicação demonstrando ações positivas que a empresa vem tomando e expondo suas ideias para melhorar os atuais problemas ,através de canais de comunicações oficinas e mídias sociais, e permitindo um canal de comunicação direto para sugestões e denúncias.
FASE 3 – ANÁLISE MICRO
3.1- Identifique a qual tipo de estrutura setorial pertence o Mc
Se encaixa dentro do setor terciário, relacionado aos serviços,onde oferece produtos com a intenção de satisfazer suas necessidades .
3.2- Faça a análise das 5 forças baseado em dados setoriais
Força 1: Ameaça de produtos substitutos-
Força 2: Ameaça de entrada de novos concorrentes-
Força 3: Poder de negociação dos clientes.
Força 4: Poder de negociação dos fornecedores.
Força 5: Rivalidade entre os concorrentes
3.3- Monte o quadro como no modelo apresentado em sala de aula
Ambiente Micro
Oportunidades
Ameaças
Estrutura Setorial
Oportunidade de Criação de uma nova marca, Voltada para o público saúdavel.
Nova marca não ser aceita.
Análise Setorial
Setor de alimentação saudável cresce 12,3% ao ano. (BrasilFoodTreds2020)
Empresas já existentes no mercado.
Forças
Maior Cadeia mundial de Fast Food, Marca reconhecida.
Não aceitação da nova marca saudável.
FASE 4
4.1- De forma coerente com os dados e análises das fases anteriores. Defina qual deve ser o direcionamento estratégico (crescimento, estabilidade ou sobrevivência), a ser adotado pelo grupo Mc
O planejamento estratégico é um processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica, alinhando as metas e os recursos da organização. Preparando-a, para as mutantes oportunidades de mercado.
Deve ser adotado a estratégia de crescimento, por conta de questões internas. O grupo McDonald’s é voltado para alimentação não saudável e por este motivo pode-se se gerar conflitos éticos com público e desta forma causar uma limitação na demanda de mercado.
Adotando a estratégia de crescimento pode-se incluir inovação em produtos ou serviços, parcerias criação de holding ou expansão empresarial.
4.2- Detalhe quais formas específicas, esse direcionamento deve assumir detalhadamente. Por ex: Horizontalização ou qq outra que julgue adequada
Adotando a estratégia de crescimento, o McDonald’s deve estar voltado para a verticalização, buscando resolver as questões internas que englobam seus produtos e serviços. Podemos dizer que, a verticalização já se faz presente na rede McDonald’s já que a mesma produz o que é utilizado nos produtos finais. A ideia é aplicar a verticalização no quesito alimentação saudável, atendendendo assim a pressão que tem sido imposta sobre boa alimentação.
4.3- Justifique baseado na teoria e em dados, essa escolha.
Atualmente a população num geral não está apenas ligando para o produto que irá consumir em questão de sabor, mas também está preocupada com o que ele tem à lhe oferecer quando se trata de saúde e bem-estar.
De acordo com o site Época, “cada dia mais, as pessoas – independentemente da faixa etária – têm se preocupado em melhorar a sua alimentação e prevenir a obesidade e outras doenças associadas”. (meninas, não sei se aqui entra como citação) coloca em ‘ ‘
O Brasil se encontra em 5ª posição das vendas de alimentos e bebidas saudáveis. Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), aponta que:Oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles. O mesmo percentual (71%) admite estar satisfeito com a própria alimentação.
Essas pesquisas só mostram ainda mais o perfil atual do consumidor e como o McDonald’s tem que se adaptar à essas novas tendências.