1. INTRODUÇÃO
Os projetos incialmente eram produzidos a mão nos escritórios de engenharia civil, contudo com a constante evolução das tecnologias esses projetos sofreram mudanças, o computador entrou em cena e iniciou-se a construção do desenho assistido pelo computador. Muitos projetistas puderam produzir com maior velocidade e qualidade seus projetos.
Esta evolução continua nos tempos de hoje e software como o Autocad acabam perdendo o seu uso devido a outros softwares que tenham maior eficiência ao projetar. No software Autocad, observa-se que em comparando com novos softwares, neste caso o Revit, ele possui várias lacunas, como a sua falta de compatibilidade de projetos, retrabalho em algumas aplicações dentro do programa, exige-se mais tempo de operação, requer adaptações e dentre outros.
Programas mais atuais como o Revit, utilizam o BIM (Building Information Modeling) que possibilitar o trabalho em ambiente 3D juntamente com o 2D em um modelo só, ou seja, ao executar o projeto 2D é gerado juntamente o 3D ao mesmo tempo .
Nesta ótica, faz com que o programa Revit possibilite analisar algumas interferências antes que o projeto seja finalizado em pleno processo de construção, o que é oportuno para que tenha uma maior produtividade e qualidade.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Os escritórios de engenharia civil ao projetarem edificações, buscam cada vez mais reduzir prazos e problemas, aumentar sua produtividade com qualidade, devido grande competividade do mercado. Esses projetos para que atendam tais exigências de mercado e seja competitivo, necessitam de softwares para construção do projeto. Percebe-se que a grande maioria dos escritórios trabalham com Autocad e como seu produto final é em 2D e quando este projeto vai a campo para ser executado, necessita-se que os encarregados tenham boas abstração, caso contrário a tendência de que ocorram erros de interpretações e ausências construtiva. Outro ponto a ser citado é o fato que se exige maior tempo para construção do projeto por meio deste software.
3. JUSTIFICATIVA E HIPOTESE
Em um cenário em que a construção civil necessita cada vez mais melhores soluções e o gerenciamento dos recursos nos projetos, os escritórios de engenharia civil buscam produzir com eficiência e menor tempo possível. A busca do uso do software Revit tende a atender essa necessidade.
O Revit, ao trabalhar em 2D como o Autocad, ele automaticamente gera o 3D, o que reduz a possibilidade de erros ou incompatibilidades de projetos complementares, como hidráulico, elétrico e dentre outros. Além disso, o Revit oferece suporte para que se tenha um trabalho colaborativo entre os profissionais da construção civil.
Um projeto arquitetônico acabado pode receber profissionais distintos, projeto complementar: hidráulico e o elétrico. Quando os projetos forem unidos o software informa, caso tenha a existência de interferências/incompatibilidade entre os projetos. Desse modo, tanto na fase de projeto como na execução deste, há uma melhor compreensão.
4. OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO
Objetivo geral: Partindo da elaboração do projeto base, através software Autocad e da replicação através da interface do software Revit, busca-se levantar um comparativo entre ambos, considerando o tempo gasto para cada etapa de confecção do projeto juntamente com os retrabalho e informações técnicas.
Objetivos específicos:
• Efetuar o levantamento teórico embasando o tema estudado;
• Replicar o projeto arquitetônico construído pelo Autocad usando o Software Revit;
• Extrair/quantificar e qualificar informações obtidas pelos softwares;
• Estabelecer comparativos entre softwares destacando as vantagens e desvantagens.
5. METODOLOGIA
Em primeiro momento, o presente estudo será feito por meio de pesquisa com o seu embasamento de referencial teórico, por meio de livros, artigos, monografias e teses, visando conceitos e aplicabilidade do Software Revit neste trabalho. Logo após embasamento teórico, será adotado a metologia exploratória replicado o projeto arquitetônico do Software CAD utilizando o REVIT pelo autor.
A seguir, ocorrerá análise e comparação dos dados obtidos entre os projetos desenvolvidos pelos dois Softwares. Por fim, apresentação dos resultados adquiridos neste trabalho.
6. REFERENCIAL TEÓRICO
Com evolução da tecnologia, busca-se cada vez mais confeccionar projetos com maior velocidade e que exportem ao máximo a realidade nos canteiros de obra, visando reduzir problemas nas suas concepções e o formato BIM vai ao encontro desta necessidade (DARIVA e ARAÚJO, 2018).
Conforme Beltrão destaca na seguinte citação:
Segundo Brogiatto , o software Revit usa tecnologia BIM para produção de projetos, documentações consistentes, coordenados e completos, propiciando o planejamento e gerenciamento.
Percebe-se que, há uma grande aceitação na maioria dos escritórios de engenharia e arquitetura devido o que este programa proporciona. A construção do projeto é algo mais simples, pois ele possui uma riqueza maior de detalhes gráficos que facilita para quem está projetando (FARIAS, 2018).
Lima destaca ainda sobre o Revit: […] trabalha baseado em princípios paramétricos, e possui uma vasta biblioteca de famílias em suas diversificadas disciplinas (arquitetura, hidro sanitário e elétrico), as bibliotecas são elaboradas por terceiros (fabricantes das matérias, arquitetos e design). Tais famílias permitem ser editadas tanto em dimensão quanto em informações relativas do material (propriedades térmicas, físicas, e de identidade).
Diante do exposto, projetos construídos por meio do programa Revit é superior em qualidade, extração de informações e a sua proatividade, quando comparados ao Autocad. A pesquisa buscará explorar as vantagens e desvantagens deste software aplicado na construção civil.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Revista de Ensino de Engenharia. GIOVANI, C. L. Ribeiro da Costa; FIGUEREIDO, Sílvia Haueisen; RIBEIRO, Sidnea Eliane Campos. Estudo Comparativo da Tecnologia CAD com a Tecnologia Bim.
DARIVA, Matheus Alves e ARAÚJO, André Luís de. Concepção de Projetos Hidrossanitários com Tecnologia Bim: Estudo Comparativo ao Método Conduzido em Plataforma CAD.
BELTRÃO, Emily Almeida. Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica, Colegiado de Engenharia Civil – Salvador. Modelagem e Compatibilização de Projetos de Instalações Elétricas Com o Uso do BIM, 2015.
BROGIATTO, Rosane Ferreira Lima e OLIVEIRA, Matheus Barbosa de. Universidade Federal da Grande Dourados – MS, Análise comparativa entre execução de projetos com a utilização do BIM 1.0 em comparação a métodos 2D, 2019.
FARIAS, Guilherme Cardoso de. Universidade do Sul de Santa Catarina, Elaboração de Um Template para Software Revit Aplicado a uma Residência Unifamiliar de Madeira, 2018.
LIMA, Ariel Policarpo de Carvalho. Fundação Universidade Federal do Maranhão – MA, Análise Comparativa Entre Ferramentas de Projetos de Sistemas Prediais Hidráulicos: Estudo Comparativo de um Empreendimento Popular Utilizando o Sistema CAD