A mastite ou mamite, é considerada a doença com maior impacto econômico na bovinocultura de leite, tendo efeito direto sobre os custos de produção. A ocorrência dessa doença indica o manejo inadequado ou negligências no processo produtivo, principalmente em relação a higiene, condução inadequada do rebanho ou pela utilização de equipamentos de forma errônea ou em más condições. A mastite é caracterizada principalmente pela inflamação da glândula mamária das vacas leiteiras e alterações físicas e químicas do leite. A inflamação pode ser causada por diversos agentes microbianos, sendo os mais comuns as bactérias dos gêneros estreptococos, estafilococos e coliformes.
As perdas econômicas causadas pela mastite é consequência principalmente da queda da produção de leite, podendo chegar a até 30% de redução por lactação. No Brasil, estima-se que essa redução é de, em média, 15%, o que representa perda de, aproximadamente, 2,4 bilhões de litros de leite por ano. Além disso, há queda na qualidade do leite produzido, despejas com o tratamento, descarte de animais, risco de transmissão da doença para vacas sadias e aumento da mão de obra.
A figura 1 mostra a curva de lactação de vacas primíparas e o efeito da recorrência de três casos de mastite sobre a produção de leite, durante um período de lactação, comprovando o grande prejuízo produtivo causado por essa doença.
Além dos prejuízos para o produtor, a mastite também gera prejuízos ao restante da cadeia produtiva do leite, como na fabricação de produtos lácteos, por diminuir a qualidade, o rendimento e a validade dos produtos.
A mastite pode ocorrer em duas formas diferentes: a subclínica e a clínica. A mastite subclínica é a mais comum, representando em torno de 90% dos casos da doença. Nela não se observa alterações visuais no animal ou no leite, mas há o aumento da contagem de células somáticas (CCS) no produto. Dessa forma, a mastite subclínica atua de forma silenciosa, podendo se espalhar pelo rebanho, afetando a produtividade sem, em muitos casos, ser notada pelo produtor.