O bem-estar animal tem sido tema cada vez mais relevante nas criações e na percepção dos consumidores de produtos de origem animal. A produção de ovos é mais visada em relação ao bem-estar animal, pois as aves geralmente são criadas em gaiolas em quase todas as fases de criação. Empresas multinacionais e Organizações não Governamentais (ONG) fazem pressão para reduzir ou cessar o consumo de ovos de galinhas criadas em gaiolas.
Com isso a criação de galinhas poedeiras tornou-se um dos assuntos mais polêmicos na produção animal devido ao reduzido espaço oferecido e a ausência de fatores de enriquecimento ambiental que simulem o habitat natural das aves, além disso a densidade, a debicagem e a muda forçada (ALVES; SILVA; PIEDADE, 2007).
Surgiu assim o movimento free-range (aves criadas, livres de gaiolas). O sistema ainda não atende um número expressivo de criadores, pois não há conhecimento completo sobre dados de desempenho, produtividade e qualidade de ovos. Existem sistemas de criação com gaiolas abertas e piso de maravalha, como também aves criadas em piso de maravalha durante todas as fases de produção. No entanto o número de ovos trincados ou quebrado é elevado, devido à densidade de criação.
Uma alternativa é a criação agroecológica. Tendência na agricultura, o sistema visa reciclar os nutrientes visando não esgotar os recursos naturais como os sistemas intensivos de criação. O sistema prioriza o bem-estar animal, criação orgânica e a valorização do homem do campo, incluindo os meios de comercialização através de feiras orgânicas.
Um dos pontos importantes na agroecologia é a alimentação natural e a busca por aditivos naturais na prevenção de doenças e a promoção do bem-estar animal. O sistema não permite nenhum medicamento químico na alimentação, como os promotores de crescimento.
Alguns alimentos naturais têm esse potencial, pois possuem substâncias benéficas para saúde. Os aditivos naturais possuem substâncias fitogênicas, presente em algumas espécies vegetais. O semiárido apresenta algumas dessas espécies com potencialmente utilizáveis. Os extratos oleosos e as tortas, resultante da extração de amêndoas, a exemplo da palmeira de Licuri, possuem compostos fenólicos que auxiliam na prevenção de doenças e na saúde intestinal das aves.