Analisando algumas pesquisas conheceremos a importância em saber descartar lixos odontológicos. Qualquer profissional da área da odontologia deveria saber a importância e com deve descartar, porque descartando de uma forma errada trará muitas complicações para a sociedade e para o meio ambiente. O meio ambiente já sofre grande complicações em seu ecossistema desde quando começou a existência dos seres humanos no planeta, porém só mais é mais falado nos dias atuais porque antigamente não existia pesquisa e com o passar dos anos começaram a existir a pesquisa e começaram a perceber e provar o quanto degradamos o nosso ecossistema. Por tanto é de uma grande importância que cada um faça a sua parte para melhorar essa situação. É de grande importância que os profissionais de todas as áreas, mas principalmente a área da saúde saiba com descartar os lixos.
Biológicas estoque
Para ajudar a descartar é de grande importância que os dentistas separem seus lixos de uma forma que não tenham contato com outras pessoas, para evitar uma contaminação ou qualquer outra coisa desagradável e prejudicial a nossa saúde. Os resíduos biológicos como: algodão, gazes, luvas e matérias desse grupo, ficam em uma lixeira de preferência mantida por perto para que não haja grande risco de contaminação. E é necessário que seja retirado o lixo diariamente para não acumular e acabar gerando algum tipo de contaminação. Resíduos perfuram cortantes como: ampolas, vidros, lâminas, agulha e tesouras. Esses lixos devem ser descartados em caixas de papelão bem resistentes para que não ocorram alguns riscos de alguém se cortar e acabar sendo contaminado. É essencial que na caixa esteja sinalizando os materiais que estão no interior da caixa. Resíduo químico: são os antibióticos restos de produtos de limpeza e regentes, são lixos que apresentam riscos a saúde. Resíduos radioativos: São os materias que são utilizados em clinicas laboratoriais, que envolve quaisquer materiais radiativos. Resíduos domiciliares: é todo lixo que é produzido na cínica odontológica e não possui riscos biológicos, químicos ou radiativos. O descarte incorreto desses lixos podem causar alguns problemas na nossa saúde e podem trazer algumas complicações físicas ao profissional e grande problema para o meio ambiente.
Os profissionais mesmo sabendo do grande risco de contaminação com os lixos odontológicos muitos não descartam da forma correta e acaba complicando e agravando os problemas do nosso planeta. Os impactos causados pelos lixos odontológicos afetam a saúde de muitas pessoas. Precisamos nos conscientizar e descartar da forma mais correta para evitar problemas para o nosso meio ambiente e para a nossa saúde