Kant dizia que “o homem só pode ser homem pela educação”, ou seja é por meio de uma boa educação que deve se exigir o cumprimento de certas garantias asseguradas na CF, como por exemplo os Direitos Ambientais que visam proporcionar para futuras gerações uma idéia de preservação e recuperação de danos ambientais, com o uso equilibrado e racional dos elementos disponíveis na natureza, priorizando a sustentabilidade por meio da “Educação Ambiental”.
De certa maneira, a Educação Ambiental deve ser praticada por toda a sociedade, não mantendo o foco apenas a crianças e adolescentes que estão em idade escolar mais sim buscando ampliar o eixo político, econômico, tecnológico, social, cultural, etc. Na atual conjuntura que vivemos de uma sociedade capitalista avançada e uma pandemia com números altos e assustadores, devemos considerar que ao desmatar uma área e acabar com sua fauna e flora, aumenta-se a possibilidade de contaminação, pois “liberamos” os vírus de seus hospedeiros naturais, o que é realmente preocupante tendo em vista tudo o que a humanidade está passando com o Cov19.
Ensinar e cobrar de uma população hábitos mais sustentáveis e menos agressivos, são efeitos á longo prazo, a diferença no hoje é pequena tendo em vista o amanhã. Na nossa sociedade atual, existem diversos projetos espalhados pelo território Nacional de ações e medidas que podem vir a diminuir os efeitos de poluição e principalmente conscientizar o futuro da nação com hábitos mais saudáveis e menos agressivos ao meio em que vivem.
Empresas de conservação ambiental
A Tetra Pak, empresa multinacional presente em nosso país, no ano de 2015 apresentou um projeto afim de levar lazer, cultura e acima de tudo consciência a mais de 34 mil crianças na Região do Nordeste e Centro-Oeste. Esse projeto era apresentado aos alunos em forma de teatro, com uma peça interativa incentivando a coleta seletiva e também conhecer sobre catadores de material reciclável.
No ano de 2018, na cidade de Canindé de São Francisco (CE), estudantes do 2º e do 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, realizaram com seus professores de sociologia e geografia uma ação para o apoio a Conservação Ambiental, observando a falta de água em casa e também de arvores na escola, o plano iniciou com uma desobstrução de uma nascente próxima as suas casas, e a construção de cisternas para captação da água da chuva para irrigação e plantio na escola a montagem de hortas e também arborização. O projeto mobilizou a escola toda, onde montou palestras para maior sensibilização, juntamente com a comunidade que acolheu o projeto, e logo conseguiu voltar a ter água potável sem o uso de caminhões pipa.
O Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná receberá o Troféu Onda Verde por vencer a 27ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia no ano de 2020. Reconhecimento esse alcançado pelo projeto Neutraliza Paraná, vencedor da categoria Recuperação de áreas degradadas. Desde o inicio do projeto em 2006, como uma forma de minimizar os impactos das mudanças climáticas, até 2016 foram compensadas 46.225 toneladas de CO2 pela restauração de 486,63 hectares com o plantio de 740.627 mudas de 148 espécies nativas, o que em média, a cada dois anos, são recuperados cerca de 130 hectares.
Esses são apenas alguns exemplos de projetos realizados em nosso território nacional, todos em prol de uma sociedade mais consciente. São ações preventivas e também curativas visando uma atuação consciente dos cidadãos, aumentando práticas sustentáveis e reduzindo danos ambientais.