Atualmente uma questão que gera polêmica e discussão na política brasileira é o livre porte de armas, se deve ser permitido ou não. Esse assunto é debatido por uma boa parte da população, uma vez que tanto políticos como outras autoridades acabam influenciando no pensamento das pessoas. Porém pesquisas trazem dados que podem fazer com que a sociedade mude o seu modo de pensar e deve-se ainda levar em conta dois fatores: o combate a criminalidade e o direito da autodefesa dos cidadãos.
Aqueles que defendem o livre porte de armas usam justificativas como a legítima defesa em casos de assalto ou violência, ou até mesmo por parte dos fazendeiros e proprietários de terra. Além disso há uma grande dificuldade em combater a grande criminalidade nacional. Muitos possuem armas de fogo contrabandeadas e por isso acabam por contribuir para o crescimento da violência.
Em contrapartida, a maior parte da população é contrária ao acesso às armas, uma vez que defendem que o Estado não seria capaz de armar toda a sociedade brasileira, além da cultura ainda conter extrema criminalidade e violência enraizada, o que seria mais prejudicado com os indivíduos armados. Além disso com todas as pessoas armadas, ficaria difícil o controle por parte do governo e isso poderia colocar em risco muitas vidas. Outro grande problema evidenciado por estudiosos sobre o assunto é a estrutura do comércio ilegal de armas razoável e não há escassez de armas vendidas no mercado negro, usadas em crimes.
Em vista disso, é muito importante haver uma conciliação de ideias principalmente por parte das autoridades, uma vez que estas são as que detém do poder legítimo. Também é necessário investir acima de tudo na educação primeiramente, já que esta é a base de uma sociedade culta sobre diversos assuntos, como também o acesso ao armamentos de fogo. Precisa-se disponibilizar palestras de conscientização principalmente para crianças e jovens para estes saberem do assunto e formarem uma opinião com argumentos consistentes. Dessa maneira haverá maior facilidade na formação de ideias.