Analisando o contexto atual do mundo, podemos perceber a presença “massiva” de injustiças, maldade, desonestidade, deslealdade, desrespeito, covardia, entre outras diversas ações que vão contra a ética e os princípios morais que deveríamos pregar e carregar conosco. Afim de melhorar a sociedade, é de extrema importância que saibamos o porquê que essas filosofias e valores sejam ensinados e incentivados desde cedo, principalmente nos jovens.
A palavra “ética” é antiga, sendo derivada do grego, e faz parte de uma filosofia que se refere ao conjunto de hábitos e valores que formam o caráter de um grupo ou indivíduo, sendo bastante similar ao conceito de “moral”. Frequentemente, é observado que em grande parte das escolas e até mesmo no círculo familiar, ocorre a priorização de matérias mais objetivas (possivelmente para conseguir aprovação em universidades e vestibulares), e o esquecimento de matérias mais subjetivas como a própria ética. Os resultados dessa priorização são o aumento constante de profissionais que não tem personalidade e senso crítico, culminando em atitudes antiéticas. Os problemas gerados pela exclusão do ensinamento moral param por aí, gerando um grande “efeito dominó” que está relacionado à: Corrupção política, preconceito, desrespeito à autoridade do professor e familiares (no caso dos jovens), violência e afetar drasticamente o convívio em sociedade.
O filósofo grego Aristóteles, que estudou bastante o conceito de ética, já afirmava que: “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta”, tomando como base isso, é muito necessário que desde cedo seja ensinado nos centros de ensino quais condutas tomar dependendo da situação e aprender a discernir o “certo” do “errado” e o “bem” do “mal”. A escola e família tem que trabalhar juntos para garantir o aprendizado dos valores morais (honestidade, respeito, coragem, disciplina, integridade, etc), criando um ambiente de cooperação e confiança entre os estudantes, agentes de ensino e família, que levará ao alcance de excelentes resultados e progressos para a sociedade, e assim como um “efeito dominó”, para o mundo.
Através de trabalhos, projetos escolares, a própria adição da matéria ética e maior cobrança do tema em exames avaliativos nacionais (ENEM), será possível construir uma nação moralmente evoluída e até mesmo solucionar grandes problemas que assolam o “globo”.