Todos nascemos com direitos, sabemos que temos o direito à moradia, trabalho justo e educação digna. A (ONU) Organização das Nações Unidas aprovou em 1948 a Declaração dos Direitos Humanos garantindo esses direitos perante a lei.
Perante a lei somos todos iguais, mas esses direitos muitas vezes não são respeitados de fato, compreender é combater a desigualdade perante a cor, a raça, religião, sexo, idade, orientação sexual mostrando as diferenças na variedade e pluralidade.
Respeitando a liberdade de expressão, a cultura e identidade garantindo tais direitos. Compreendendo o direito de ser respeitado, infelizmente o governo não consegue assegurar todos nossos direitos, o Brasil e um país multicultural, influenciado por costumes e tradições como: indígenas, africanos, por vários estilos musicais e culturais.
Contudo o racismo se acha superior a uma cor ou etnia, é necessário que a sociedade aprenda a viver com consciência para conhecer e aprender sobre a diversidade, cultura, direitos e deveres de forma pacífica.
Vivemos em um mundo de leis, e direitos formais e não reais, direitos que não são dados facilmente para população, mostrando a nossa verdadeira e bruta realidade, vivemos em um país de decretos e leis e recomendações. A convivência só se tornará possível, se as diferenças forem respeitadas, os Direitos Humanos afirmam que em nenhum momento deve se ter discriminação é fundamental que a sociedade se embase de ética e respeito, civil e social.
O racismo é evidente e gritante no Brasil, afetando pobres, negros, indígenas, mulheres, homossexuais entre outros…Mulheres ocupam cargos inferiores dificilmente chegam a chefia, homossexuais estão constantemente sendo ameaçados e assassinados devido sua orientação sexual, discriminação contra o negro, discriminação contra indígenas que são vítimas de conflitos e demarcações de terra.
Acreditava -se que no passado que Deus era o centro do mundo, onde as práticas das igrejas eram plenamente justificadas com atitudes ignorantes, opressoras e agressivas.
O mundo é movido pelo conhecimento, pela diversidade e cultura, direitos e deveres. O governo tenta de tal forma assegurar os direitos e a cidadania, visando a inclusão na sociedade, ele é responsável pela vida das pessoas. Medidas devem ser tomadas para resolver esse empasse, diminuindo o preconceito entre as gerações promovendo a liberdade, igualdade e melhores condições de vida.
Como é possível mesmo com a Declaração dos Direitos Humanos, as violações continuarem no mundo, até quando existirá essas diferenças sociais?
É importante ressaltar que o primeiro passo é educar, direito comum para todos. Tudo deve ser valorizado e respeitado nesse contexto para a construção da tão sonhada cidadania, do viver bem, deixando o individualismo de lado, mostrando que para ter paz os outros tem que ter paz.
Contudo e imprescindível que tenhamos mais consciência moral, trazendo conhecimento, experiência e vivência uns para os outros.
E ententendo que direito, é o que é certo, correto e justo que são as atitudes devem ser seguidas. E com tantas diferenças, precisamos de leis, para ter o nossos direitos preservados, é necessário a união de todos para termos uma sociedade que respeite, preparando cada cidadão.