A Industria 4.0 traz consigo uma mudança de valores e cultura, juntamente com a insegurança do tão antigo medo das máquinas e inteligências artificiais tomarem a maior parte dos postos de trabalhos, hoje, ocupados por pessoas.
O valor da indústria 4.0
No Brasil, a deficiência do Estado no investimento em uma educação de qualidade desde a base, assim como não estimular o interesse dos jovens durante todo o ciclo de aprendizado e formação em desenvolver suas aptidões e interesses nos diversos campos da inovação, tecnologia, cultura, ciências, pesquisas e todos os outros campos, restringe a determinados grupos sociais o acesso aos postos de trabalho que se manterão ou surgirão com a advindo da implantação da Industria 4.0, uma vez que, exigem maior capacitação, conhecimento técnico, criatividade, multidisciplinaridade e capacidade de inovar.
Desta forma, a parcela da sociedade que não estiver pronta para avançar junto com a Industria 4.0 perderá, inevitavelmente, espaço no mercado de trabalho formal brasileiro e se verá cada vez mais às margens. Isto porque, diferente do que muitos pensam, a aplicabilidade da indústria 4.0 não se dá apenas para o chão de fábrica e desenvolvimento apenas de fábricas inteligentes, ela vai muito além mudando a forma de consumo, cultura e valores da sociedade.
A Industria 4.0 vem para mudar a forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam, exigindo de todas as esferas, entre elas o governo, a sociedade, a indústria e a saúde, uma reformulação.
Até pouco tempo a indústria direcionava o comportamento da sociedade, com tendências e padrões de consumo, principalmente norte americanos e europeus. Mas hoje, as pessoas e a sociedade brasileira vem tomando este lugar, reconhecendo as próprias necessidades e individualidade, valorizando mais a própria cultura, sem tentar buscar caber em um molde de consumo importado e assim são responsáveis por influenciar o setor industrial.
Com isso, este setor se obriga a se reinventar, se adaptar a essa nova era de mercado de forma que a produção será baseada em uma menor escala e de maneira personalizada, assim como a oferta de serviços, explorando bem a tecnologia e atendendo aos anseios da sociedade. A mudança radical nas relações de consumo é o ponto convergente para a integração e a colaboração como princípios para as novas tendências de mercado se conectando e fazendo parte do ecossistema industrial da era 4.0.
Os termos reaproveitamento e consumo consciente são cada vez mais difundidos no Brasil e estão fazendo com que a produção das indústrias sejam cada vem mais limpa e atendam às exigências da sustentabilidade da sociedade cada vez mais consciente.
Hoje a implementação da Industria 4.0 no Brasil ainda é lenta, se comparada com alguns países mais desenvolvidos, mas cada vez mais as empresas estão buscando este rumo. Muitas ainda desconhecem tal assunto, outra não conseguem enxergar a aplicabilidade no próprio negócio ou até mesmo a limitação financeira para a implantação. Mas conforme o assunto é amplamente discutido e mais exemplos sucesso da Industria 4.0 são observados no mercado, mais outras empresas se enxergam parte desta nova revolução.
Mudanças no mundo com coronavírus
Atualmente, o assunto mais falado no Brasil e no mundo é a COVID-19 e como a pandemia mudou radicalmente a forma de existir das empresas e de como trabalhar. Acredita-se que as mudança ocasionadas durante este período aceleraram muitas empresas a perceberam a necessidade de adequação de suas linhas de produção, sistemas de controles de estoque, local de armazenamento de dados, forma de compartilhamento de informações, redução de custos fixos elevados, mão de obra capaz de se reinventar, inovando e buscando soluções tecnológicas para continuidade das operações e sobrevivência não só durante a pandemia, mas também nas próximas décadas com a implantação da Industria 4.0.
Todo este cenário expôs a necessidade de repensar política industrial no Brasil, para diminuir dependência externa, substituindo importações ou mesmo desenvolvendo produtos que substituam com vantagem essas importações, e fortalecer elos produtivos frágeis com objetivo de que as cadeias de produção nacionais sejam cada vez mais fortes e sólidas a ponto de enfrentar uma concorrência mundial, com menos deslealdade.
A Industria 4.0 proporcionará grandes impactos no mercado brasileiro sendo eles o surgimento de novas formas de negócios, na sociedade e a forma como consume, além de vários outros como a massificação por soluções tecnológicas, investimento nacional para substituição de produtos e tecnologias importadas pela desenvolvida nacionalmente, buscando diminuir custos e aumentar a competitividade dentro e fora do país, aumento da capacitação da mão de obra, mercado consumidor mais exigente e tudo isso passando pelo meio digital onde os dados moldarão os produtos e serviços consumidos.