Dependendo da Constituição Federal de 1988, o direito social à educação de alta qualidade para todos é igualmente protegido para todos os cidadãos brasileiros. No entanto, analisando o treinamento de leitores especialistas no território nacional, a divergência educacional é causada pelos problemas de governo ético e desvalorização racional em uma sociedade que carece de recursos de intervenção no século XXI.
Primeiro, é importante mencionar o Estado como violador desse paradigma social.
Dessa forma, para o utilitarismo quantitativo de Jeremy Bentham, filósofo da iluminação, as ações consideradas éticas devem ser medidas por um caráter pluralista, ou seja, o maior número possível de pessoas que se beneficiariam das atitudes avaliadas. Dessa forma, pode-se concluir sobre a posição antiética do governo no Brasil, porque, de acordo com o exame Prova Brasil 2015, menos da metade dos estudantes brasileiros deixa o nono ano das escolas públicas com instruções de leitura adequadas, explicando a negligência quantitativa das instituições superiores para promover os leitores de hoje.
Catástrofe de informação
Além disso, vale mencionar o desastre de informações inventado pelos tempos modernos. Além disso, correntes de pensamento chamadas pós-verdade dominadas, denominadas 2016 no Oxford Dictionary, ou seja, aquelas em que a avaliação de crenças e pensamentos injustificados é afiada às custas do pensamento comprovado e baseado em fatos do pensamento pós-moderno.
Portanto, há uma crise de distinção interpretativa e investigativa, principalmente devido à internet e à poluição da informação, porque a circulação de notícias falsas e as predisposições acima mencionadas para receber informações sem apoio confirmam esse dilema da leitura no país.
Portanto, fica claro que a interpretação no Brasil carece de intervenção no campo ético e social. Nesse sentido, o Estado, de acordo com a figura do Ministério da Educação, deve priorizar o treinamento de leitores especialistas, por meio de mecanismos divertidos e interativos que incentivam o desenvolvimento da interpretação na educação básica, a fim de estabelecer altos padrões no país? porque é necessária uma compreensão reflexiva dos jovens.
Finalmente, os municípios, em cooperação com instituições educacionais locais, devem criar eventos e palestras sobre responsabilidade social por meio de parcerias com sociólogos e escritores reconhecidos, tentando legitimar a disseminação consciente de informações para que finalmente os princípios educacionais sejam protegidos.