Compreender a importância da contabilidade gerencial como instrumento nas tomadas de decisões, para a gestão empresarial, significa determinar os objetivos de uma empresa conforme um planejamento tático estratégico, possibilitando e favorecendo a gestão de uma empresa como um todo. Marion (1998, p. 24) afirma que “A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisão dentro e fora da empresa.”
Considerando informações de relatórios contábeis gerenciais, uma empresa consegue tomar decisões e controlar a organização atendendo as exigências legais. Relatórios esses, obrigatórios, que tem por finalidade sustentar processos decisórios e auxiliar os gestores nas demandas administrativas de uma organização, com máxima eficiência, agilidade e precisão. Toda via, observa- se a clara necessidade que as organizações têm de ampliar e desenvolver a qualificação dos seus gestores no que se refere às ferramentas contábeis, pois é esse profissional o responsável por toda a administração do sistema de informação e dos bancos de dados que facilitam as tomadas de decisões.
Mudanças no mundo moderno
O cenário econômico mundial está transcorrido de modificações constantes. Para enfrentar os frequentes desafios nas organizações e para adaptar suas práticas de gestão à realidade atual do mercado, as organizações buscam novos métodos para se destacar. Nota-se que as empresas se tonaram cada vez mais competitivas, exigindo um ambiente dinâmico e criativo.
De acordo com Ricart (1996, p. 147), “todas essas mudanças modificam as demandas de habilidades e conhecimentos que requerem as empresas. Conhecimentos e habilidades se convertem em um elemento-chave para competir na ‘era do conhecimento’.
As empresas localizar-se-ão onde tenham mais facilidade de acesso à este conhecimento, ao mesmo tempo em que direcionarão suas políticas de recursos humanos para a adequada localização destes recursos escassos […]”, analisamos por meio dessa asserção a necessidade que as empresas possuem de acompanhar o processo de evolução do mercado, observando a indispensabilidade de investimento em qualificação de seus colaboradores, primordialmente os gestores. Quando analisamos os resultados obtidos por uma empresa, que tem por sua estrutura profissionais hábeis, conseguimos distinguir com clareza benefícios obtidos, como por exemplo o aumento de produtividade, diminuição de perdas orçamentais por parte de erros humanos e melhoria na qualidade de serviços prestados.
A Contabilidade Gerencial como Ferramenta de Gestão em Uma Microempresa de Lucas do Rio Verde: Estudo de Caso da Empresa Lima Felisberto & Cia Ltda ME [1]