O desenvolvimento econômico percebido na cidade de Ituiutaba nas últimas décadas explica dois fatores essenciais: o primeiro relacionado à instalação de empresas de grande porte, especialmente as usinas de açúcar e álcool, e o segundo referenciando a imigração de trabalhadores, sobretudo, aqueles vindos do Nordeste do país.
Há quem justifica essa imigração como de interesse dos industriários, ou seja, a contratação de pessoas com maior disposição para o trabalho braçal e a um custo relativamente menor quando comparado aos trabalhadores da região.
Entretanto, o fato é que Ituiutaba hoje possui parte significativa de sua população formada por estes trabalhadores vindos de outras regiões e, em muitos casos, com suas famílias. O que por vezes é tratado estatisticamente como população flutuante não se aplica em sua totalidade à realidade do município, já que estas pessoas acabam por se instalarem definitivamente na cidade. ( Irei anexar a nova Legislação da Educação de Jovens e Adultos, 16 de janeiro de 2016)
Como decorrência, há oscilações econômicas positivas pelo incremento do consumo, o que movimenta toda a cadeia produtiva, não deixando de considerar as adaptações culturais para os produtos, mercadorias e serviços que são oferecidos.
Por tratar-se de uma realidade, a pesquisa propõe estudar os efeitos desta imigração, discutindo as influências destes grupos étnicos, não somente em sua abrangência econômica, mas, sobretudo, no contexto educacional, analisando até que ponto as escolas do município se adaptam às novas culturas e as transformam em conteúdo didático.
Flutuações econômicas na cidade
Com isso, a importância da pesquisa está em discutir a temática multiculturalismo e educação como movimento teórico e como prática social que contesta preconceitos e discriminações a indivíduos e grupos culturais, aqui, no espaço escolar.
O argumento central é o de que pensar e viver no mundo atual passa pelo reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, concebendo as diferenças como aspectos necessários às adaptações, não como instrumento de segregação, mas equivalente a plural e diverso.
Portanto, espera-se situar o cenário histórico da cidade de Ituiutaba com o multiculturalismo e suas origens, seus significados e concepções teóricas, como forma de evidenciar o sentido político-cultural de se educar as atuais e as novas gerações a partir de uma visão multicultural crítica, que leve em conta, no processo formativo dos sujeitos, a necessidade e importância de se reconhecer, valorizar e acolher identidades, assumindo a diversidade étnica do município como mais um instrumento de formação cultural a partir da educação escolarizada.
Tem-se percebido que os professores da rede pública de ensino de Ituiutaba, embora busquem constantemente novas formas de trabalhar o respeito e a valorização da diversidade presente no cotidiano escolar, esbarram-se em algumas limitações que dificultam práticas inovadoras em relação ao assunto, caindo na mesmice e não conseguindo motivar os alunos em conhecimentos multiculturais.
Ora não sabem lidar com essa transmissão de conhecimentos tal como preceitua a legislação e os Parâmetros Curriculares Nacionais em relação ao temas transversais, ora não dispondo de recursos metodológicos e didáticos para efetivar o fazer pedagógico sobre o tema.
Portanto, este projeto de pesquisa se justifica por estudar e incentivar a troca de experiências e a busca por recursos didáticos e pedagógicos, muitas vezes presentes no contexto da própria escola, suficientes para se trabalhar a pluralidade étnico-cultural de forma mais abrangente e com mais eficiência quanto aos objetivos pautados no respeito e valorização da diversidade presente no cotidiano escolar.
Além dessa troca de experiências, o projeto em si pretende reunir diversos procedimentos e práticas que podem ser adotadas pelos professores em sala de aula, práticas estas resultantes de estudos e baseadas em experiências de pluralidade étnico-cultural que deram certo.
Justifica-se também na contribuição social quanto à igualdade entre as pessoas, o respeito às diferenças e a valorização das diferentes expressões culturais a partir da escola, já que esta é o espaço apropriado para a formação e o momento ideal de ruptura com paradigmas que deram origem ao preconceito e à discriminação.
Estes aspectos, quando pensados sob a perspectiva das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos se mostram de importância singular para estimular a assiduidade destes alunos, que já trazem consigo o estigma da defasagem escolar, preconceito e discriminação.