A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar e local. Implantar uma nova lógica de gestão que conte com a participação de todos os profissionais envolvidos com a pratica educativa, provoca uma mudança de paradigma nos sistemas públicos de educação. Os princípios da gestão democrática do ensino público foram incorporados à Constituição Federal de, junto a outros princípios inseridos no artigo 206 do corpo constitucional. Também definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dessa forma, a educação é vista como um processo social colaborativo que demanda a participação de todos da comunidade interna da escola, assim dos pais e da sociedade em geral. Dessa participação conjunta e organizada é que resulta a qualidade do ensino para todos, princípio da democratização da educação.
Para tanto, faz-se necessário ter em mente que a democratização da gestão educacional não ocorrerá sem o entendimento mais extenso da função política e social da escola e da sua importância no processo de transformação da sociedade, à medida que ela se responsabiliza pela tarefa de formar cidadãos para o domínio de saberes e instrumentos políticos e culturais. O presente artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas de implantação da gestão democrática no âmbito escolar, para desenvolvimento da prática administrativa e pedagógica no que tange o processo ensino e aprendizagem. As políticas educacionais vivenciadas na atualidade têm enfatizado a necessidade de se melhorar a qualidade de ensino ofertada nas redes públicas e bem como a permanência dos seus alunos. Sendo assim, a escola passa rever a sua organização, sua estrutura, seus elementos físicos e sociais para oferecer instrumentos críticos, compreendendo as relaç