Ano de 2020 prometia ser um grande ano. Pessoas planejando viagens, casa própria, carros novos, 365 dias buscando grandes conquistas. No dia 16 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde confirma os primeiros casos do novo coronavírus, então tudo muda.
Um cenário já visto no século passado está para acontecer novamente? Não se sabe, mas em 1918 o mundo foi pego pela Gripe Espanhola do vírus (H1N1), a doença teve uma grande ajuda da Primeira Guerra Mundial na velocidade do contágio, pela lotação de quartel e na volta dos Soldados para suas casas, a coisa foi tão séria, que em menos de dois anos tivemos 500 milhões de infectados e 20 a 100 milhões de morte, um quarto da população mundial da época. Os números não são exatos pois algumas mortes não foram 100% confirmadas com vírus.
A nova pandemia de 2020 já está com uma porcentagem de infectados muito grande em pouco tempo, e ainda não parou de crescer. Mas o que é esse vírus? Da família coronavírus causadora de diversas infecções como, (SAPS) Síndrome Respiratória Aguda Grave, causou uma epidemia entre 2002 e 2004 que teve início na China e se espalhou para o resto do mundo, tirando a vida de mais de 770 pessoas, (MERS) síndrome respiratória do Oriente Médio, causou uma grande epidemia em 2012 infectou mais de 8 mil pessoas tirando a vida de 800, e chegamos no novo coronavírus.
A questão é, 1918 e 2020 vemos que o ser humano não parou de desafiar a natureza, temos a necessidade de nos mostrar superiores, e tanto no século passado como agora, as pessoas ignoram os fatos e as notícias, e os números de infectados e de mortes crescem, o tempo da quarentena aumenta e tudo vai travando cada vez mais. Assim a maior ajuda que o vírus tem para se expandir somos nós.