Urbanização de cidades brasileiras

Table of Contents

A saúde urbana

A urbanização não vem sendo construída ou falada só nesses últimos anos, ela já é assunto na boca do povo faz certo tempo, um tempo considerável na verdade. No início do século XX países como EUA e Inglaterra já tinham um processo de urbanização mais adiantado, isso porquê o desenvolvimento de cidades como Londres e Nova York eram disparados os maiores do mundo.

O que se pode entender através dos dados de 1900 é que esse processo era árduo, podia ser tudo, menos fácil; e como esse processo havia de acontecer? Uma motivação pela péssima qualidade de vida enfrentada no campo. Foi dentro dessa situação que o processo que mudaria nossa trajetória se iniciaria.

Junto ao início da urbanização temos também os conceitos básicos de uma sociedade, como saúde por exemplo, quando menciono esse tópico entramos em uma controversa, principalmente quando colocamos saúde e urbanização na mesma frase. Isso acontece pois esse processo urbano não teve somente ar de flores, ele foi extenso e sujo, tendo em vista que até hoje as regiões norte do país recebem menos atenção do governo, comprovamos isso quando mencionamos dados como o de 66% de fossas ligadas e presentes em bairros nas cidades no norte do país.

Um ponto abrangente dentro desse assunto é a desigualdade, seria impossível abordar este tema sem tratar sobre essa vertente social. Historicamente o Brasil é um país desigual, sempre foi… E com o processo de urbanização isso ficou ainda mais claro, pelo fato de que regiões de polos comerciais e industriais recebem mais atenção do governo, pois sem elas a economia nacional fica estagnada.

Conclusão

Conclui-se que regiões como a do norte do país tem um certo atraso urbano, uma deficiência por um descaso do estado, e como mudaríamos isso é a questão. Como em grande parte das vezes o problema está na estrutura, onde mais estaria ele se não na educação? A justificação e busca de seus direitos deve vir por parte do povo, afinal a democracia real é assim. Buscar ter um panorama amplo sobre nossos direitos como cidadãos deveria ser uma pauta na escola, para que assim pudéssemos exercer nosso cargo como verdadeiros eleitores e moradores de um país que funciona em uma mínima igualdade.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *