De certa forma é bom saber existem pessoas que defendem os direitos humanos a garantir a Plena cidadania no Brasil. Pois como foi visto nas aulas anteriores, existe diversos novos pesquisadores que por seu lugar existencial que se entrelaça com o lugar geográfico a sua própria bibliografia já é por si indicadora de novidade na cena de pensamentos sobre a cultura e na sociedade acadêmica.
E que cada unidade nacional politicamente definida existem vários tipo de elites que tomam para si a tarefa de registrar o que é “daqui“ e o que dos “outros “, que maneira de seria simplesmente a maneira de falar, que as outras são apenas “Sotaques”.
Os direitos civis estabelecidos antes do Regime militar foram recuperados após 1985. Entre eles cabe salientar a liberdade expressão, imprensa e de organizações, além de definir o racismo e a tortura crimes inafiançáveis.
também não podemos esquecer e cabe ainda mencionar como relevante a criação dos juizados especiais de pequenas causas civis e criminais, em que o mesmo pretende simplificar, agilizar e baratear a prestação da justiça em causas civis pequenas e infrações penais menores.
sabemos que a classe baixa brasileira tem bastante direitos em minuciosos documentos registrados. e por mais que essa pessoa cumpra com seus direitos e deveres, muitas das vezes são ignoradas e reprimidas pela sociedade por morar em bairro pobre, por raça, cor, religião e outros.
tem seus diretos civis ignorados ou os tem sistematicamente desrespeitado por outro cidadão, pelo governo e principalmente por uma parte desses policiais em que a vítima muitas das vezes não dá queixa ou não quer ter contato com os agente por resultar sempre em prejuízos ou serviços insatisfatório.
Onde começa o chamado privilégio pois é mais fácil um doutor que recebe 20 salários mínimos ter seus pedidos atendidos por vantagens econômicas para prosseguir perante a justiça pagando um bom advogado Do que um pobre periférico que aguarda meses por uma resposta da justiça ou nem vão se quer dar queixa por não ter como prosseguir por condição financeira.
Enfim, ainda há muitas lacunas a serem preenchidas por esses defensores a fim de garantir um cidadania plena a todos os brasileiros, principalmente aos indígenas que estavam aqui antes dos europeus, negros e quilombos fazendo com todos alcancem seus direitos básicos e sociais como distribuir igualitariamente: moradia, saúde, alimentação, educação de qualidade, trabalho, uma vida digna De qualquer cidadão de classe baixa.
E por mais que tudo isso ainda um dia se realize mais adiante, será pouco, pois a dívida que a sociedade tem com os negros e indígenas é uma dívida que não pode ser paga. pois foram anos de humilhação, escravidão e derrisão dessas pessoas. Por mais que esses ricos privilegiados dão seu jeitinho brasileiro, a justiça tem que ser feita mesmo lentamente.